A japonesa Lexus, que completa 29 anos como marca de tope do Grupo Toyota, apresentou recentemente seu último modelo, denominado Lexus LS 500h e indicado, pelos responsáveis por sua comercialização, como adversário à altura de Mercedes 600S e BMW 760.
Seu preço o coloca efetivamente num patamar bem elevado (custará 760 mil reais) tanto que as previsões indicam, para o ano vindouro, a venda de quase 200 unidades. Assim representará a estrela da marca e, de acordo com os técnicos que entrevistamos, virá já devidamente preparado para aguentar a corrosão que a inclusão de 27% de álcool etílico na mistura que nós é impingida guela abaixo nos postos sob o mentiroso nome de “gasolina” provoca no motor.
A par deste detalhe, o LS 500h, como a sigla indica, é um “híbrido”, com sua unidade motora composta por um V6 de 3.500 cm³ e 299 cv a 6.600 rpm e dois motores elétricos com 179 cv. A potência combinada resulta de 359 cv e permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5″4.
Aliás, de acordo com os técnicos, já que se tratou de uma apresentação estática, seu comportamento, em termos de potência disponível e, sobretudo, torque oferecido numa ampla faixa de rotação, não deixa nada a dever a motores tradicionais de cilindrada superior. Isto é importante, já que tanto Mercedes 600S como BMW 760 oferecem ótimos e já consagrados V12 que são na verdade imunes a qualquer crítica, a não ser eventualmente, o consumo. Detalhe que, para quem adquire um carro dessa faixa de preços, tem uma importância muito relativa.
A este respeito, a Lexus nos informou que este carro faz 10.2 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, a pequena diferença sendo provavelmente devida à maior utilização dos motores elétricos no trânsito urbano
Este Lexus, em seu projeto, aposta muito no conforto oferecido a seus quatro integrantes. Assim, por exemplo, atrás, em lugar de um banco único, existem duas comodas poltronas amplamente reguláveis (são 32 posições diferentes), inclusive com apoio para os pés. O que de certa forma dá a ideia que se trata sobretudo de um carro para quem tem motorista.
No mesmo sentido o ar condicionado automático é de 4 vias e existem sensores que mantém a mesma temperatura em todos os pontos do interior do veículo. Um excelente sistema de som atende aos que gostam de música a bordo e a insonorização global é muito apurada, tanto no sentido de filtrar todos os ruídos de origem mecânica como de evitar a entrada de ruídos externos.
Entre os detalhes que chamam a atenção existe o sistema automático de elevação da carroceria para facilita a entrada dos passageiros, voltando à posição normal tão logo o carro se movimente.
Em suma, saímos da apresentação com a vontade de experimentar este Lexus LS 500h em nossas esburacadas ruas, para ver como ele reage. Pois andar com ele nos Estados Unidos ou na Europa (ele é vendido em 90 países) será certamente muito agradável…