A BMW apresentou nestes dias seu modelo X2, que pode ser definido como um “Suv esportivo”, e visa atender os compradores que desejam um veículo com “tocada” esportiva mas mantendo várias características de um Suv, como, por exemplo, seu irmão X1.
Este BMW X2, cuja versão de tope denominada Drive 20i MSport X foi apresentada à imprensa especializada e objeto de um interessante roteiro de teste no interior do estado, atende em cheio ao que se propõe.
Assim, quem gosta de dirigir observará com prazer as respostas da direção, a sensibilidade no contato com o solo, a excelente estabilidade e a pronta resposta do câmbio de 8 marchas e dupla embreagem, acionável por aletas na direção ou então de forma automatizada. A isso se soma um poder de frenagem imune a qualquer crítica para compor um “pacote” mecânico muito agradável.
Mecanicamente ele tem um motor de 1.998 cm3 com 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e um torque de 28,6 mkgf entre 1.350 e 4.600 rpm o que lhe permite, de acôrdo com a fábrica, acelerar de 0 a 100 km/h em 7″7 segundos.
Quanto ao estilo (que é sempre um item muito subjetivo) ele agrada à maioria das pessoas e o acabamento, tanto externo como interno, é o que se espera de um carro que custa 246.950 reais.
Enfim, não há o que ser criticado.
A única coisa que se pode dizer é que, como qualquer veículo com pretensões esportivas, ele sofre demasiadamente com a buraqueira das ruas de São Paulo. A presença de rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus run-flat aumenta o tamanho do problema. E se o X2 pudesse falar, certamente perguntaria a razão de, deixando as auto-bahn alemãs, o terem trazido para cá…como alguém que vestisse um smocking para ir à praia ao envés de um calção. Bem entendido, no caso de São Paulo o calção seria um fora-de-estrada !