Depois do consagrado SUV 3008, vencedor de vários prêmios no ano passado, entre ele o Carsughi-L´Auto Preferita 3a edição, a Peugeot trouxe seu SUV grande,inédito no Brasil, o 5008, completando a gama desse segmento.
Ele chega nas versões Griffe e GriffePack , usando a mesma plataforma do 3008, porém com quase 20 cm a mais de comprimento.
Um dos aspectos que chama a atenção, é o amplo espaço interno,é um carro que acomoda até sete passageiros, e tem mesinhas dos bancos traseiros, persianas de proteção solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira, um porta-malas de 780 litros, segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira.
Os três bancos independentes na segunda fileira são um grande diferencial do 5008 em termos de funcionalidade no segmento. Os assentos individuais proporcionam o mesmo nível de conforto aos três passageiros da segunda fileira. O comprimento é regulável em uma extensão de 150 mm, o que permite ajustar o espaço interno ou de carga do porta-malas. O aumento da distância entre eixos proporciona um generoso espaço para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 60mm, o maior do segmento). A inclinação é regulável em cinco posições e os bancos têm um apoio de cabeça que não encobre a visão traseira na posição baixa – quando o banco não está ocupado.
Os dois bancos laterais da segunda fileira têm um comando que facilita o acesso aos bancos da terceira fileira (essa é composta por dois bancos retráteis guardados no piso do porta-malas). Dois flaps articulados em três seções cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superfície de carga perfeitamente plana.
Localizado na parte superior do encosto, ele permite ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espaço suficiente para acessar a terceira fileira.
O 5008 vem com uma frente verticalizada, capô longo e horizontal, linha de cintura alta, vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e parte inferior das portas), grandes rodas e altura livre do solo ampliada. As linhas são limpas e dinâmicas. A face dianteira vertical demonstra força e agressividade. A grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas. Os faróis halogênicos adotam a tecnologia Full LED. As entradas de ar são numerosas e amplas.
Ele será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas e uma especial. São elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacré (perolizada).
Um dos pontos marcantes desse carro é o cluster elevado de 12,3”, que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução e é dotado de um grafismo futurista, que pode ser personalizado. O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. O cuidado na escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.
Um diferencial bem exclusivo é o fato dos bancos do motorista e passageiro dianteiro oferecerem massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são:
CatPaw (Patas de Gato): sequência do tipo “catpaw” (oito bolsas)
Onda: onda ascendente (oito bolsas)
Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas)
Lombar: massagem lombar (quatro bolsas)
Ombros: área dos ombros (quatro bolsas)
Além de todo o capricho tecnológico, o Novo SUV PEUGEOT 5008 também apresenta um nível de acabamento de beleza interior inspirador. Os materiais de alta qualidade, as costuras e o tipo de couro usado em seu acabamento seguem à risca a qualidade e a beleza histórica dos carros da Marca.
Além de todo esse conforto, o carro tem teto solar panorâmico, de dimensões generosas, que tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.
Com relação a equipamentos,na versão Griffe Pack, o veículo conta com ajuda à condução de última geração e a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, também presentes no PEUGEOT 3008 GRIFFE PACK, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:
Active SafetyBrake(Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo – de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras).
O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o SUV seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre. Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.
Outro item cuja tecnologia inovadora proporciona maior segurança é o Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego e o Alerta (ativo) de Ultrapassagem Involuntária de Linha. Com uma câmera na parte superior do para-brisas, o sistema reconhece linhas contínuas e descontínuas nas vias e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária. Ou seja: em caso de falta de atenção, na tentativa de desvio da direção, a uma velocidade superior a 60 km/h e estando com as duas mãos ao volante, o veículo emite um alerta e também corrige a trajetória do veículo para mantê-lo na faixa. Além disso, ele avisa o condutor da presença de outro veículo nas zonas de ponto cego do SUV em velocidade entre 12 km/h e 140 km/h. O alerta é dado por uma luz que se acende no retrovisor do lado em questão, assim que um carro, caminhão ou moto for detectado. Mais do que isso, o sistema também “segura” o volante, evitando colisão lateral.
Repleto de itens de segurança, ele tem ainda:
ESP – controle de estabilidade dinâmica;
ABS – sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
AFU – auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
REF – repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
6airbags: – Airbagsfrontais para o condutor e passageiro
– Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiros
– Airbagstipo cortina (com extensão até a 3ª fileira de bancos)
Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3)com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
Travamento automático das portas com o carro em movimento;
Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.
O motor dele é o premiado 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina. Seu torque surge a 1.400 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.
Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por Paddle Shift. Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia”Quickshift” (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez), o câmbio está muito bem preparado para o trânsito das cidades brasileiras. Isso significa que as transmissões automáticas de nova geração proporcionam um prazer de dirigir de alto nível (aceleração a partir de baixas velocidades, ruídos do grupo motopropulsor, ajuste automático ao modo de dirigir do condutor, para uma condução confortável ou dinâmica), além de um consumo de combustível comparável ao das melhores transmissões manuais.
Para finalizar, ele veio para concorrer forte com o Mitsubishi Outlander, O Kia Sorento e a Toyota SW4 flex, pois a política de preços é bem agressiva, especialmente agora e seu lançamento:
R$ 154.990,00 para a versão Griffe e R$ 163.990,00 para a versão Griffe Pack.