Após 19 anos, Corinthians e Palmeiras voltam a protagonizar uma final estadual. Esta será a sexta vez que as duas equipes decidem o Paulista. Até aqui, foram três vitórias alviverdes (1936, 1974 e 1993) e duas vitórias alvinegras (1995 e 1999). Este encontro de 1999, inclusive, foi um dos mais memoráveis em 100 anos do clássico.
O primeiro capítulo desta decisão tem início em Itaquera. O Corinthians chega embalado por uma heroica classificação sobre o São Paulo, nos pênaltis. Já o Palmeiras, também vai para o clássico após levar a melhor nas penalidades, mas com muitas lições da derrota sofrida para o Santos no tempo regulamentar.
Ao traçar um paralelo para definir um favorito ao título, o Palmeiras seria considerado em razão de ter feito a melhor campanha do torneio; mas seria muito leve, ainda mais ressaltando as duas atuações de ambos os times pelas semifinais.
O duelo de hoje, em Itaquera, serve para proporcionar direcionamentos do que podemos esperar para a decisão, na casa alviverde. Se um time vencer com larga margem hoje, administrará a vantagem na semana que vem. Se a vitória for por um saldo mínimo, evidentemente que nada estará definido, mas já será possível projetar o comportamento das duas equipes para o próximo confronto.