A Honda apresentou hoje o novo CR-V,primeiro da linha com motor turbo e, segundo a montadora, é totalmente novo e começa a ser vendido já em abril. Serão 500 unidades disponíveis ao fiel público que já conquistou.
Em sua 5a geração, é feito sobre uma nova plataforma, do Accord e vem em versão única para o Brasil importado não mais do México, como seu antecessor, mas dos Estados Unidos, onde é o SUV mais vendido nos últimos 20 anos.
Mais largo e com maior distância entre eixos, o espaço interior aumentou – o volume total aumentou até 51 litros, o espaço para pernas no banco traseiro aumentou 5,3 centímetros e o comprimento total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 24,8 centímetros maior que no modelo anterior.
Ele cresceu em todas as dimensões, como podemos conferir no slide:
O novo CR-V chega ao Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.
É a motorização mais potente já oferecido num CR-V. Ele traz potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm, absolutamente perceptível ao dirigir.
Aliada a esse motor, está a transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.
Outra mudança ocorreu no sistema de tração das quatro rodas, o AWD(all wheel drive), com melhorias na programação e no sistema que resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%) que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem. O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação e no painel pode ser visto um gráfico que mostra essa tração como atua em cada roda.
O sistema oferece um equilíbrio otimizado entre capacidade, utilização amigável e conjunto leve e eficiente em consumo. O motorista pode simplesmente pisar no acelerador e deixar que a tração maximize o uso da aderência e capacidade de subida disponíveis. A operação é completamente automática.
Acionando as rodas dianteiras quando necessário, o sistema Real Time AWD passa força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com os sistemas Vehicle Stability Assist (VSA – sistema de estabilidade do veículo) e Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento). Quando a transferência de torque para as rodas traseiras não é necessária, como em velocidade constante, o eixo traseiro é desacoplado para reduzir o arrasto.
Outra novidade é o sistema Honda LaneWatch™, lançado no Brasil no Accord, e também presente no Civic Touring,que utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas multitouchscren. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.
Enquanto o campo de visão típico dos espelhos do lado do passageiro fica aproximadamente entre 18 e 22 graus, o ângulo de visão do display LaneWatch™ é aproximadamente quatro vezes maior, cobrindo cerca de 80 graus. O sistema ajuda o motorista a enxergar o tráfego, pedestres ou objetos nem sempre visíveis apenas pelo espelho. Para ajudar a calcular a distância mais facilmente, são mostradas três linhas de referência. O motorista deve confirmar as condições da via visualmente antes de mudar de faixa de rolamento.
Para maior segurança o CR-V vem com HUD ( head up display), um display transparente que fica á altura dos olhos e fornece as principais informações ao motorista sem que ele tenha que desviar o olhar.
O modelo será ofertado em versão única, Touring, e terá como cores externas as opções White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).
O CR-V possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem e vem ao preço de R$ 179.900.