O Fusca vai sair definitivamente de linha e não terá um sucessor. Quem garante isso é o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch que, no Salão de Genève, afirmou “Este carro representa nossa história mas não podemos ir além e apresentar um New, New, New Beetle”.
Seu lugar na gama de produtos VW será ocupado pelo I.D. Buzz, um “concept car” elétrico claramente inspirado na velha Kombi.
Vale então a pena lembrar que o Fusca nasceu na década de 30, teve sua produção retomada no após-guerra até tornar-se um dos carros mais vendidos em toda a história. Seu nome inicial foi KdF-Wagen, isto é Kraft durch Freude-Wagen, frase que poderia ser traduzida livremente para algo como “carro da força através da satisfação” (quem souber alemão é favor me corrigir !).
A história de seu sucessor, o New Beetle, teve inicio na década de 90 nos estúdios do Centro de Design da VW na California e foi feita praticamente às escondidas, até ser apresentada aos chefões de Wolfburg que permitiram sua presença no Salão de Detroit de 1994. Com a absoluta convicção de que ninguém se interessaria por aquilo.
A verdade foi totalmente diferente, aquele protótipo fez tanto sucesso que convenceu a VW a produzi-lo. E, equipado com a mecânica do Golf quarta série, nos Estados Unidos teve um sucesso clamoroso, a ponto de , em quase 15 anos, terem sido vendidos mais de 1 milhão e 200 mil exemplares.
Na Europa o exito comercial não foi tão estrondoso, mas, de qualquer forma, vendeu bem e convenceu a VW a lançar, em 2011, uma nova geração.
Agora, a história chega a seu fim…