Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Fusca morre, com ele desaparece um pedaço da história

por Claudio Carsughi 20/03/2018
por Claudio Carsughi 20/03/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Fusca vai sair definitivamente de linha e não terá um sucessor. Quem garante isso é o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch que, no Salão de Genève, afirmou “Este carro representa nossa história mas não podemos ir além e apresentar um New, New, New Beetle”.

I.D. Buzz

Seu lugar na gama de produtos VW será ocupado pelo I.D. Buzz, um “concept car” elétrico claramente inspirado na velha Kombi.
Vale então a pena lembrar que o Fusca nasceu na década de 30, teve sua produção retomada no após-guerra até tornar-se um dos carros mais vendidos em toda a história. Seu nome inicial foi KdF-Wagen, isto é Kraft durch Freude-Wagen, frase que poderia ser traduzida livremente para algo como “carro da força através da satisfação” (quem souber alemão é favor me corrigir !).
A história de seu sucessor, o New Beetle, teve inicio na década de 90 nos estúdios do Centro de Design da VW na California e foi feita praticamente às escondidas, até ser apresentada aos chefões de Wolfburg que permitiram sua presença no Salão de Detroit de 1994. Com a absoluta convicção de que ninguém se interessaria por aquilo.

A verdade foi totalmente diferente, aquele protótipo fez tanto sucesso que convenceu a VW a produzi-lo. E, equipado com a mecânica do Golf quarta série, nos Estados Unidos teve um sucesso clamoroso, a ponto de , em quase 15 anos, terem sido vendidos mais de 1 milhão e 200 mil exemplares.
Na Europa o exito comercial não foi tão estrondoso, mas, de qualquer forma, vendeu bem e convenceu a VW a lançar, em 2011, uma nova geração.
Agora, a história chega a seu fim…

FuscaNew BeetleVW
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
São Paulo, sem favoritismo algum
Próximo
Jair Ventura, enfim, repetirá uma escalação

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência