Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

EnglishItalianPortugueseSpanish

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Chevrolet
    • Citroen
    • Fiat
    • Ford
    • Geely
    • General Motors
    • Hyundai
    • JAC
    • KIA
    • Ver mais…
      • Land Rover
      • Lifan
      • Mercedes
      • Nissan
      • Peugeot
      • Renault
      • Toyota
      • Volkswagen
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Futebol Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Entretenimento
    • Turismo
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMercedes

Uma Mercedes a 432 km/h: W125 !

por Claudio Carsughi 8 de fevereiro de 2018
por Claudio Carsughi 8 de fevereiro de 2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ouvir o texto deste post Parar ou pausar Continuar

A disputa da maior velocidade possível alcançada em estradas foi particularmente acirrada na segunda parte da década de 30, quando Mercedes e Auto Union se defrontavam com os melhores carros de corrida da época. Quando o “muro” dos 400 km/h foi superado, pareceu ter-se chegado ao limite, mas os engenheiros da Mercedes, postos sob pressão pelas vitórias da Auto Union, elaboraram no decorrer de 1937 um carro destinado a bater todos os recordes : a Mercedes W 125 com motor V12.

Este motor tinha 5.576 cm³ , dois compressores Roots e, com taxa de compressão de 9,17:1, desenvolvia nada menos que 736 cv a 5.800 rpm. E a isto se somava uma carroceria extremamente aerodinâmica em que até mesmo as rodas eram praticamente “envelopadas” para reduzir ao mínimo a perda de potência.

Na manhã de 28 de janeiro de 1938 este carro foi levado à autoestrada que liga Frankfurt a Darmstadt e, pouco antes das 9 da manhã, pilotado pelo excelente Rudolf Caracciola, alcançou a incrível marca de 432,752 km/h.

Este recorde, porém, provocou a imediata reação da Auto Union que também tinha levado para lá seu carro. Por volta das 11 horas chegou Bernd Rosemeyer, o grande astro da Auto Union, decidido a retomar o recorde.

Fez uma primeira passagem a 429 km/h mas depois, em função do forte vento, seus engenheiros recomendaram que deixasse a tentativa para o dia seguinte. Mas Rosemeyer não aceitou o conselho, afirmando “quando os vespertinos de hoje em Berlim anunciarem o novo recorde da Mercedes, dirão também que logo depois a Auto Union o superou”.

E foi para sua segunda tentativa que, infelizmente, se concluiu no quilômetro 9,2 da base de medição com um forte rajada de vento arremessando o carro para fora da estrada, desintegrando-o e matando o piloto.

Auto UnionCaracciolaMercedes-BenzrecordeRosemeyer
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Os problemas de Jair Ventura
Próximo
Valdívia no São Paulo é realmente necessário?

Veja também

Renault Kwid foi o carro que mais subiu de preço em 2020 dentre os mais vendidos

Novo Audi A5 Sportback chega ao Brasil mais tecnológico a partir de R$ 284.990

Preço da gasolina nas alturas: vale a pena usar a aditivada?

Lotus revela o E-R9, o conceito do hipercarro de corrida elétrico para 2030

Novo Honda HR-V 2022 estreia com pegada de SUV cupê

Carro por assinatura pode proporcionar economia de até R$ 22 mil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

Canal no Youtube

Livro

Livro Carsughi

Colunistas

Claudio Carsughi
Claudia Carsughi
Fernando Calmon Fernando Calmon
Flávio Verna Flávio Verna
Gabriella Carsughi
Maurício Santos Maurício Santos
Odoardo Carsughi Odoardo Carsughi
Solange Hamada Giotto Solange Hamada Giotto
Tite Simões Tite Simões
Zeca Chaves Zeca Chaves

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Carro por assinatura: vale a pena?

    2 de abril de 2020
  • 2

    Os 5 carros mais roubados no 1º semestre de 2020 e como prevenir-se

    12 de outubro de 2020

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@2020 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Renault Kwid foi o carro que mais subiu de preço em 2020 dentre os mais vendidos

Novo Audi A5 Sportback chega ao Brasil mais tecnológico a partir de R$ 284.990

Preço da gasolina nas alturas: vale a pena usar a aditivada?

!

Atenção

Para melhor visualização de conteúdo neste site, por favor desative o seu adblock e continue navegando.

×