Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaMercedes

Uma Mercedes a 432 km/h: W125 !

por Claudio Carsughi 08/02/2018
por Claudio Carsughi 08/02/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A disputa da maior velocidade possível alcançada em estradas foi particularmente acirrada na segunda parte da década de 30, quando Mercedes e Auto Union se defrontavam com os melhores carros de corrida da época. Quando o “muro” dos 400 km/h foi superado, pareceu ter-se chegado ao limite, mas os engenheiros da Mercedes, postos sob pressão pelas vitórias da Auto Union, elaboraram no decorrer de 1937 um carro destinado a bater todos os recordes : a Mercedes W 125 com motor V12.

Este motor tinha 5.576 cm³ , dois compressores Roots e, com taxa de compressão de 9,17:1, desenvolvia nada menos que 736 cv a 5.800 rpm. E a isto se somava uma carroceria extremamente aerodinâmica em que até mesmo as rodas eram praticamente “envelopadas” para reduzir ao mínimo a perda de potência.

Na manhã de 28 de janeiro de 1938 este carro foi levado à autoestrada que liga Frankfurt a Darmstadt e, pouco antes das 9 da manhã, pilotado pelo excelente Rudolf Caracciola, alcançou a incrível marca de 432,752 km/h.

Este recorde, porém, provocou a imediata reação da Auto Union que também tinha levado para lá seu carro. Por volta das 11 horas chegou Bernd Rosemeyer, o grande astro da Auto Union, decidido a retomar o recorde.

Fez uma primeira passagem a 429 km/h mas depois, em função do forte vento, seus engenheiros recomendaram que deixasse a tentativa para o dia seguinte. Mas Rosemeyer não aceitou o conselho, afirmando “quando os vespertinos de hoje em Berlim anunciarem o novo recorde da Mercedes, dirão também que logo depois a Auto Union o superou”.

E foi para sua segunda tentativa que, infelizmente, se concluiu no quilômetro 9,2 da base de medição com um forte rajada de vento arremessando o carro para fora da estrada, desintegrando-o e matando o piloto.

Auto UnionCaracciolaMercedes-BenzrecordeRosemeyer
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Os problemas de Jair Ventura
Próximo
Valdívia no São Paulo é realmente necessário?

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência