A Fiat do Brasil apresentou ontem oficialmente seu novo carro, o Cronos. Versão sedã do já lançado Argo, é fabricado na cidade de Córdoba na Argentina e estará à venda a partir do próximo mês.
Seu design é reconhecidamente italiano, com um ar de esportividade mesmo não sendo um hatch.
Fizemos um trecho de estrada e outro de cidade para as primeiras impressões ao dirigir e o resultado foi muito satisfatório: o carro tem um bom acabamento interno, é bastante silencioso, mesmo em altas velocidades se consegue conversar na cabine sem aumentar o volume da voz, ele tem uma suspensão muito bem ajustada ao nosso solo(aliás, em minha opinião, esse é um dos grandes acertos da Fiat no Brasil), absorve bem as irregularidades do solo e se sai bem em curvas tanto de alta quanto de baixa velocidade. A direção elétrica traz muito conforto ao motorista, tem um bom espaço interno para quem senta nos bancos de trás e teve um belo trabalho de engenharia, utilizando materiais leves no projeto, fazendo com que ele pese apenas 10 kg a mais que a vesrão hatch, o Argo.
Gostei muito da empunhadura do volante, tem um revestimento em couro com furinhos onde se deslizam as mãos, dando uma sensação agradável e segura ao mesmo tempo.
Algumas das principais características dele são: porta-malas de 525 litros, sensor de pressão dos pneus como item de série em todas as versões e multimídia Uconnect 7 em quatro das cinco configurações,compatível com o Apple Car Paly e Android Auto, nesse caso podendo acessar o WhatsApp e Waze, entre outros. Vem ainda com controle de tração e estabilidade, faróis com assinatura em led nas versões com motor 1.8 e lanternas traseiras com led em todas as versões,botão start & stop nas versões mais luxuosas. Um item interessante é que ele manteve a mesma distância de entre-eixos, oferecendo ainda assim conforto aos ocupantes dos bancos traseiros.
O Cronos vem em cinco novas versões, sendo a primeira o antigo “pé de boi”, mas bem mais completo que antigamente e na minha opinião, um ótimo carro para frotistas e um excelente concorrente no mercado.
Confira as motorizações e conteúdos de cada uma delas, lembrando que os motores 1.3 tem 109 cv de potência com etanol e os motores 1.8 tem 139 cv também com etanol.
Cronos 1.3 Manual R$ 53.990,00
Opção de entrada,o mais barato de todos, equipado com motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas. Como itens de série há ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.
Cronos DRIVE 1.3 Manual R$ 55.990,00
Acrescenta à versão anterior o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros.
Tem ainda como opcionais faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.
Cronos DRIVE 1.3 GSR R$ 60.990,00
Vem com motor Firefly 1.3 e câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo. O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos tem os melhores números de consumo de combustível da gama, seja com etanol ou gasolina no tanque.
Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3, o Start&Stop, luzes ambiente, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de segurança:
ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante a máxima dirigibilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o sistema diminui eletronicamente o torque nas rodas dianteiras para aumentar a aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.
HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas manobras de estacionamento, tanto em subidas quanto em descidas.
O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Cronos PRECISION 1.8 Manual R$62.990,00
Essa versão é equipada com câmbio manual de cinco marchas, motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol). Esse propulsor tem o sistema de coletor de admissão variável – VIS (Variable Intake System), que garante mais força em baixas rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.
Faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme, são equipamentos de série dessa versão.
Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode receber ainda air bags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, display TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Cronos PRECISION 1.8 AT6 R$ 69.990,00
Aqui ele vem com câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Além de seu funcionamento suave e em perfeita harmonia com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.
Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática traz como equipamentos de série paddle shifters atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).
O Cronos chega em oito cores, sendo três sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).
Minha avaliação:
a Fiat chegou com o Cronos para encarar seus concorrentes de frente, com um preço muito atrativo e com uma entrega de itens série bastante diferenciada.