De um lado, um time que está há três jogos sem vencer no Campeonato Paulista e que ainda busca a formação ideal, pois algumas peças não engrenaram. Do outro, uma equipe que ainda não sabe o que é perder na temporada — mas vem de dois empates — e que já tem um grupo definido. Corinthians e Palmeiras se enfrentam hoje, às 17h, em Itaquera, pela 9ª rodada do Estadual.
O maior trunfo de Roger Machado na temporada foi ter definido um time principal e dado sequência a ele. É certo que o Palmeiras ainda tem muito o que melhorar para a disputa do Brasileiro e da Libertadores; mas, para início de temporada, o desafio foi cumprido.
Já Carille, não conseguiu executar a tarefa, e por isso vai com uma formação diferente para o clássico. O time realmente abandonou o esquema 4-1-4-1 e jogará pela segunda vez consecutiva no 4-2-3-1. Com Juninho Capixaba está em baixa, e Maycon será improvisado na lateral esquerda. No meio, Renê Júnior será mantido. Jadson volta ao time e fica com a vaga aberta pela saída de Júnior Dutra. Ou seja, pela primeira vez Jadson, Clayson, Rodriguinho e Romero atuarão juntos.
Com respeito ao Palmeiras, Borja é a única novidade. Ele retorna ao time titular após ser baixa na rodada passada por dores no joelho, e tenta manter a boa média de gols na temporada de cinco gols em sete jogos. Comparado ao ano passado, a atual temporada do colombiano é mágica.
Uma vitória alvinegra coloca o Corinthians em bons caminhos na temporada, enquanto que uma derrota pode ser o início de uma crise. Já um triunfo alviverde, deixa ainda mais aceso o favoritismo do Palmeiras no torneio, embora um revés proporcione uma série de questionamentos sobre a equipe de Roger Machado.