Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Carro : blindado sim, teto solar não !

por Claudio Carsughi 16/02/2018
por Claudio Carsughi 16/02/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Sempre achei estranho ver um carro blindado ostentando um teto solar. Além de impôr ao mecanismo de abertura do teto, que hoje em dia é elétrico (nos anos 60 houve o Fusca com teto solar mas cuja abertura era manual), um esforço não previsto no projeto, cria um ponto de perigo potencial. E obriga as firmas que blindam veículos a uma série de “ARRUMAÇÕES” sem muito sentido prático.
Pois se você quer segurança, não vai nunca abrir o teto.
No mesmo sentido de raciocínio, aliás, entendo que o preferível seria termos portas com vidros fixos, mas aí entra em jogo a comodidade de uso, em muitas situações corriqueiras. Como, por exemplo, a entrada de um estacionamento, onde é necessário retirar o ticket, ou um pedágio, onde é necessário o pagamento.
Assim, admitida a conveniência do vidro blindado que sobe e desce nas portas (e aí deve sempre ser reforçado o mecanismo original para suportar o maior peso do conjunto), era no mínimo esquisita a presença de um teto solar.
Felizmente e Exercito interveio na questão e por meio de uma portaria publicada em junho do ano passado impôs, entre outras novidades, a obrigatoriedade do teto solar ser fixo, em peça única, dotada do mesmo nível de blindagem do resto da carroceria.
Afinal, quem quiser ter a sensação de vento entrando pelo teto pode sempre adquirir um conversível e usa-lo em nossas ruas…

Carro blindadoteto solar
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Inversões de panoramas
Próximo
Frases vazias

Você também pode gostar...

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava

Avaliação: série Renegade Willys 10 anos

Fiat Fastback muda um pouco para a linha 2026

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Fiat Titano 2026 muda e agora entrega o que faltava