Um cemitério de carros é sempre imaginado como uma reunião de veículos que chegaram ao fim de sua vida útil e que foram destinados ao desmanche. Mas um cemitério de carros 0 km é algo inusitado, e curioso.
Esse cemitério existe e se encontra nos Estados Unidos. Mais precisamente nos estados de Michigan, da Califórnia e de Maryland.
Em Michigan o depósito se encontra num estádio desativado desde 2013, o Pontiac Silverdome. Na Califórnia na base da Air Force, e no estado de Maryland, no porto de Baltimore.
Os carros em questão são Volkswagen equipados com o motor TDI 2.0, cujo escândalo relativo à manipulação da parte eletrônica para obedecer às severas normas anti-poluição em vigor nos Estados Unidos acabaram propiciando o escândalo conhecido mundialmente como “Dieselgate”.
A VW, com efeito, foi obrigada a recomprar os carros que tinham sido vendidos e foi impedida de vender os que estavam nas concessionárias. Esta operação é conhecida nos Estados Unidos como “buyback” e não é tão incomum como poderia parecer.
Agora a montadora alemã está frente a um grave problema. Não pode, como fez na Europa, simplesmente atualizar o software que comanda o motor, pois os Estados Unidos não aceitam esta solução.
Teria que encontrar outra solução, tecnicamente aceita pelas pelas autoridades locais ou inutilizar todos os motores.
Isto seria feito, de acordo com as regras norte-americanas, com um furo de pelo menos 3 polegadas no bloco do motor (inutilizando-o de vez) e desmontando todos os carros para reciclar materiais e peças de reposição.
Isso além do desgaste de imagem que já constitui um enorme prejuízo…
O cemitério dos VW
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