Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HyundaiIndustria Automobilistica

Hyundai apresenta primeiro air-bag para teto solar

por Claudio Carsughi 10/01/2018
por Claudio Carsughi 10/01/2018
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A presença de um teto solar pode representar um perigo extra em caso de um acidente, sobretudo se ele for de vidro, pois, em caso de capotamento, é muito provável quie alguém acabe batendo a cabeça nele ou até mesmo possa serarremessado para fora do carro.
Para tentar reduzir drasticamente isso, a Hyundai acaba de patentear (são, ao todo, 11 patentes envolvidas) um air-bag para teto solar que, embora permita aos passageiros do banco traseiro de ter uma visão panoramica, lhes garante a necessária segurança em caso de acidente.
A solução adotada pelos engenheiros da Hyundai consiste na instalação do air-bag no interiior de um especial vidro temperado, fixco, que se soma ao teto solar tradicional. Esta nova seção do teto solar localiza-se na parte traseira do teto de forma que, em caso de acidente, ele seja “empurrado” para a frente, ficando então sobre os assentos dianteiros.
Para chegar a isso, os engenheiros da Hyundai tomaram como modelo os air-bag de cortina que se localizam nos vidros laterais e desliza para baixo em caso de choque.
No caso do denominado “roof-air-bag”, isto é air-bag de teto. se o ângulo de inclinação do veículo supera determinado valor, indicando que o carro está capotando, um sensor ativa o air-bag que cobre todo o teto, enchendo-se em apenas 0,08 segundos.

A tecncologia deste air-bag de teto é bem mais complexa que a dos air-bag tradicionais.Isto em função da necessidade de cirar um teto panoramico suficientemente grande para permitir sua colocação e sua abertura total. Além disso teve que ser levada em conta a possibilidade do teto solar estar aberto ou fechado. Neste último caso o air-bag de teto é posiciconado entre o vidro e o parasol de forma a proporcionar a máxima eficiência.
Esta é a última novidade em termos de segurança passiva apresentada pela Hyundai que, desde 2002, produz air-bag e que, nesses 16 anos, tem apresentado vários projetos de vanguarda para o setor. Aliás os inúmeros testes deste air-bag de teto mostraram que, em caso de acidente, ele impede que os passageiros venham arremessados para fora do carro ou sofram graves lesões..

airbagHyundaiteto solar
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
China descobre vocação ecologista e proibe a produção de 533 modelos !
Próximo
Começa o ano para o Corinthians

Você também pode gostar...

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados

Nissan Kicks, totalmente renovado, estreia novo motor e câmbio

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Balanço positivo do Festival Interlagos 2025: conheça os carros apresentados