A CES, feira de eletrônicos de Las Vegas, foi o palco da apresentação de um novo Suv da Hyundai, o Nexo, com motor movido a hidrogênio. Denominado “Nexo”, palavra espanhola que significa ligação ou anel de conjunção, vai substituir o ix35 Fuel Cell e é o primeiro de uma série de 18 modelos ecológicos que a Hyundai vai comercializar até 2025.
A grande vantagem deste Suv é solucionar, de uma só vez, os dois principais problemas dos carros elétricos atuais : a reduzida autonomia e a excessiva demora para recarregar as baterias. O Nexo, com efeito, tem uma autonomia de nada menos que 800 km de acordo com o ciclo NEDC (com o regulamento norte-americano a autonomia é de 592 km) e sua recarga demora apenas e tão somente 5 minutos.
Sua avançada tecnologia é baseada em pilhas alimentadas por uma geração de eletricidade provocada pela reação química de hidrogênio e oxigênio, que produz ainda vapor de água facilmente eliminado.
A energia obtida desta forma é de 95 kw, além de 40 kw fornecidos pela bateria, num total de 135 kw e alimenta o novo motor, de emissões zero e 163 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos contra os 12,5 segundos do modelo anterior, cuja autonomia era de 420 km.
Este Nexo utiliza uma nova plataforma, com tanques de hidrogênio menores e mais leves dos usados no Suv anterior, e será comercializada, tanto nos Estados Unidos como em outros mercados, ainda este ano. Seu preço ainda não foi comunicado, mas acredita-se deva ser competitivo.
Paralelamente ao novo motor, o Nexo vai trazer uma série de novidades eletrônicas relativas à direção autônoma, funcionando assim como uma espécie de carro-laboratório das tecnologias surgidas com a colaboração com a Aurora. Esta é uma firma fundada por Chris Urmson, anteriormente chefe do análogo setor de pesquisas de Google e onde trabalham também Sterling Anderson, responsável pelo projeto do carro elétrico Tesla Autopilot e Drew Bagnell, engenheiro do setor de direção autonoma da Uber.
Aliás, o objetivo desta sinergia industrial, da qual faz parte também a Volkswagen, é apresentar, até 2021, um carro autônomo de nível 4, que vai oferecer, entre outras vantagens, o “Remote smart parking assist” (assistência ao estacionamento de forma remota) pelo qual o motorista limita-se a presenciar toda a manobra de estacionamento do carro ficando na calçada !