O Flamengo começa a decidir a Copa Sul-Americana hoje, às 21h45, em Buenos Aires, contra o Independiente, o famoso “Rei de Copas”. O apelido é dado em razão de seus 16 títulos internacionais reconhecidos pela Conmebol e pela Fifa e, sobretudo, pela vitoriosa era campeã da Libertadores, construída entre 1964 e 1975, período em que conquistou seis títulos continentais. Tudo isso sem ignorar o heptacampeonato de 1984.
Para o Flamengo, a decisão põe em prova todo o investimento feito no clube da Gávea para este ano. Mesmo já classificado à Libertadores devido à campanha no Brasileiro, há muito tempo que o rubro-negro não conquista um título de expressão. O último foi a Copa do Brasil, em 2013. Já com respeito a conquistas internacionais, a mais recente foi a da Copa Mercosul, em 1999.
Além disso, o confronto apresenta um personagem especial. Um ano após abdicar do título da Sul-Americana à Chapecoense, Reinaldo Rueda tem novamente a chance de conquistar o torneio. E mais: ele mantém uma impressionante média de decisões anuais. Após um admirável trabalho no Atlético Nacional, ele mostra que a fórmula para ser campeão também pode ser aplicada no Brasil.