Sessenta anos atrás, a Fiat lançava no mercado italiano sua 500, um carro com motor traseiro resfriado a ar, que podia levar 4 pessoas e que, na prática, motorizou a Itália do pós-guerra. Esse carrinho se dirigia àqueles que andavam de Vespa ou Lambretta ou que desejavam chegar – finalmente – a um carro novo.
Seu sucesso, após um início incerto, foi marcante, a ponto de ser produzida de 1957 a 1975 num total de 3.678.000 unidades.
Muitos anos depois, em julho de 2007, na onda do apelo “retrô”, a Fiat decidiu renovar aquela ideia e lançou a 500, que logo foi um “best-seller”, conquistando muitos mercados, na Europa e fora dela. Com base nesse sucesso comercial, a Fiat decidiu ampliar a gama da 500, apresentando, em março de 2012 no Salão de Genebra, a versão L, com quatro portas e tamanho bem maior. Sucessivamente apareceram a Living, com sete lugares, e a X, com ares aventureiros, como o mercado estava pedindo.
Nesta nossa última ida à Europa, decidimos testar a 500 L e, para isso, recebemos a versão equipada com motor turbodiesel e câmbio automático. Um câmbio que pode também ser acionado manualmente, com as alavancas colocadas junto ao volante, a da direita para passar à marcha superior e a da esquerda para fazer o contrário.
O carro, que oferece um bom espaço para 5 pessoas, é confortável, bem acabado para sua categoria e oferece boa visibilidade em todas as direções, com uma frente curta que facilita as manobras e os numerosos sinalizadores que ajudam o motorista em todas as situações.
O porta-malas pode ser “montado” da forma preferida, pois seu plano inferior é móvel e permite várias soluções, acomodando toda a bagagem de uma família.
Do ponto de vista mecânico, tem estabilidade condizente com o uso a que se destina, que é o de um tranquilo carro de turismo. O sistema de freios atua de forma eficiente em todas as condições e a direção, progressiva em sua atuação, conta com a opção “City” para se tornar mais leve em uso urbano.
O motor é um 1.6 turbodiesel de 120 cv que se destaca pelo bom torque (são 32,8 kgmf a 1.500 rpm) e que obedece às especificações anti-poluição Euro 6B, graças a seu filtro anti-particulado. Suas respostas ao acelerador são prontas e, no todo, conferem ao carro um desempenho agradável, que lhe permite lutar por seu espaço numa faixa de mercado particularmente exigente.
Hoje ele é uma presença constante no panorama automobilístico italiano e mostra que a ampliação da gama 500, que no início suscitou algumas dúvidas parecendo apenas uma jogada de marketing, foi totalmente acertada.