Definidos os grupos da Copa do Mundo da Rússia. O Brasil caiu no Grupo E, e fará sua estreia no Mundial contra a Suíça, dia 17 de junho, em Rostov. Depois, no dia 22, pega a Costa Rica, em São Petesburgo, e encerra a primeira fase contra a Sérvia, no dia 27, em Moscou.
A meu ver, a chave é excelente para a Seleção. Os três adversários não são gigantescas pedreiras, mas também não são vistos como saco de pancadas. São três adversários que darão muito trabalho, e que também podem consolidar o nível técnico do Brasil na competição. Ou seja, caso confirme o favoritismo do time de Tite avançar ao mata-mata, não chegará desgastado, como também não chegará “relaxado”.
O Brasil é favorito a passar em primeiro da chave, e até por isso já é possível imaginar que os três adversários joguem fechados. Soma-se a isso o fato de Suíça e Costa Rica serem equipes de DNA defensivo. A Sérvia, por sua vez, tem caráter ofensivo, mas me surpreenderá bastante se for para cima da Seleção Brasileira.
O único e já imaginado porém que o sorteio proporcionou tem respeito à logística. O Brasil se prepará para os jogos em Sochi, e a cidade é um tanto distante de Moscou, São Patesburgo e Rostov. Dos males, esse certamente é o menor.
Em outros grupos, alguns favoritos ganham destaque, e resta apenas a dúvida para decidir quais desses avançarão como primeiros colocados. Se confirmando a lógica, o Brasil só teria uma grande pedreira nas quartas de final, contra a Inglaterra.
Por agora, projeções não valem de nada, além de uma brincadeira para entreter.
O que foi definido:
Grupo A
Rússia
Arábia Saudita
Egito
Uruguai
Grupo B
Portugal
Espanha
Marrocos
Irã
Grupo C
França
Austrália
Peru
Dinamarca
Grupo D
Argentina
Islândia
Croácia
Nigéria
Grupo E
Brasil
Suíça
Costa Rica
Sérvia
Grupo F
Alemanha
México
Suécia
Coreia do Sul
Grupo G
Bélgica
Panamá
Tunísia
Inglaterra
Grupo H
Polônia
Senegal
Colômbia
Japão