A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro apresentou uma série de fatos a serem esquecidos, que vão desde o pênalti erroneamente marcado a favor do Coritiba diante do São Paulo até as cenas lamentáveis de torcedores da Ponte Preta entrando em confronto com a polícia.
Teve Muralha falhando duas vezes e permitindo a virada do Santos sobre o Flamengo, na Ilha do Urubu.
Teve Rodrigo fazendo uma provocação desnecessária, que interferiu diretamente para que a Ponte Preta caísse para a Série B.
Talvez alguns desses fatos da penúltima rodada formem uma conclusão do que realmente foi o campeonato. Os lances de Muralha, por exemplo remetem ao um torneio fraco tecnicamente; o erro da arbitragem, no confronto entre Coritiba e São Paulo, deu ainda mais urgência à implantação do árbitro de vídeo no Brasileiro. Tudo isso sem contar que, na festa da entrega da taça do campeão, o dirigente master da CBF não esteva presente, dando mais uma prova de que como a cúpula da entidade segue distante do futebol.
Corinthians e Atlético-MG fizeram um jogo tão bonito quanto a festa realizada em Itaquera para o time campeão. Esse foi a grande exceção de uma rodada que apenas merece ser lamentada.