Texto escrito por Claudio Carsughi:
O derby Corinthians x Palmeiras pode representar a decisão antecipada deste campeonato brasileiro que, após um longo – e merecido – período de domínio alvinegro parece ter despertado para outra realidade.
A série de resultados negativos do Corinthians reduzia bastante a larga vantagem, que o time tinha acumulado no primeiro turno e, não obstante vários passos em falso de seus mais diretos perseguidores – Palmeiras e Santos entre eles – ainda levanta algumas dúvidas quanto a seu desfecho. Dúvidas que, tempos atrás, certamente não existiam.
Do ponto de vista tático o jogo deste domingo apresenta vantagem do Corinthians, que tem dois dos três resultados possíveis a seu favor. Já que um eventual empate lhe permitiria de conservar os atuais 5 pontos de vantagem sobre o Palmeiras. E convenhamos que poder atuar no contragolpe, tentando aproveitar eventuais erros de passe do adversário, é muito mais confortável do que ter que atacar e criar jogadas ofensivas. Para isso, aliás, são necessárias claras qualidades técnicas em seus homens de meio de campo, coisa que o Palmeiras não tem, pelo menos na quantidade que seria necessária.
Tudo isto não significa que o Palmeiras não possa vencer, mas, numa análise fria, parece-me que este não seja o resultado mais provável. E o fato do técnico Valentim e de seus comandados enfatizarem sempre que seu atual objetivo é ficar no G-4 parece-me bastante sábio.
De qualquer forma vamos conferir o que ocorrerá nos 90 minutos…