O Corinthians pode conquistar o título do Brasileiro hoje, frente ao Fluminense, em Itaquera. Basta uma vitória simples para, enfim, soltar o grito de hepta.
Somente uma gigantesca catástrofe tiraria o título das mãos do Corinthians — o que não vai acontecer —, e até em função disso a única divergência em meio a esse clima de decisão seria o adiamento da festa. Vejo essa possibilidade como pequena, pois o cenário corintiano é mais favorável; mas a hipótese não pode ser descartada.
O Fluminense joga a vida para escapar de vez do rebaixamento e poder dar uma luz ao sonho da vaga na Libertadores. Abel Braga terá dois retornos importantes: Henrique Dourado, artilheiro isolado do torneio, e Sornoza.
Talvez a melhor — e mais improvável — estratégia para adiar a festa do Corinthians seja dar a bola para o time da casa. Ou seja, apostar em jogadas de contragolpes durante todo o confronto. Neste Brasileiro, a maior parte das derrotas do time de Carille refere-se a jogos em que teve maior posse de bola.
É evidente que seria muito arriscado, se tratando de que o Flu precisa do resultado positivo e de que o Corinthians quer ser campeão em casa. São duas situações completamente diferentes, mas têm relevâncias semelhantes.