O mercado automobilístico norte-americano sempre foi um dos mais importantes do mundo todo tanto pelo número de veículos vendidos como pela repercussão no resto do mundo. Organizado pela “Motor Trend”, o prêmio, até 1999, era reservado a carros construídos nos Estados Unidos e os importados tinham uma classificação separada.
A partir de 2000, o prêmio foi unificado passando determinar um único – e prestigioso – “Car of the Year”.
Ao prêmio podem concorrer todos os carros construídos em 2017, ou, pelo menos, significativamente modificados. E todos são submetidos a uma série completa de testes para notadamente verificar aceleração, sistema de freios e respostas no limite de aderência.
A partir disso, são escolhidos os 8 melhores e então avaliados de acordo com 6 critérios : design, excelência engenheiristica, segurança, eficiência, custo/beneficio e desempenho global.
O “Car of ther Year” deste 2017, pela primeira vez na história da indústria italiana, foi obtido pela Alfa Romeo Giulia, rotulada pela “Motor Trend” como “o melhor carro do mercado”.
Isto representa a confirmação do sucesso que a volta da Alfa Romeo ao mercado norte-americano vem fazendo e abre amplas perspectivas para a exportação do carro em muitos outros países, quem sabe até mesmo para o Brasil.