Em qualquer carro, o volante é o item que primeiro chama a atenção ao se preparar para dirigir. E, através dos tempos, ele sofreu profundas modificações. Sem falar da Formula 1, onde na última década se transformou num verdadeiro computador, mesmo nos carros normais ele foi muitas e muitas vezes modificado pelos fabricantes.
Em determinado momento, a moda eram volantes de alumínio com madeira, em outros revestidos de couro, nos carros mais baratos simples pedaços de plástica moldada.
Uma interessante amostra desta evolução foi realizada recentemente pela Ford, que, sem começar pelo lendário Model T, fixou-se na história do Mustang, desde seu lançamento na década de 60 até a última versão 2018 recentemente apresentada, para mostrar como os volantes mudaram.
Vejam essa interessante história :
1964 – A primeira geração do Mustang introduziu o padrão clássico de capô longo, cabine estreita e traseira curta, que se tornou a assinatura da linha. O interior, de cockpit duplo, tinha um volante de três raios de alumínio com aro imitando madeira e a buzina no centro. Seu diâmetro grande, de 16 polegadas, facilitava as manobras, já que a assistência hidráulica era opcional.
1967 – A direção ajustável em sete posições permitia escolher a melhor posição para dirigir, além de facilitar a entrada e saída do veículo. A direção assistida com relação mais rápida (20,3:1) dava uma sensação mais esportiva.
1968 – O Mustang introduziu a coluna de direção retrátil para reduzir a possibilidade de lesão em acidentes, aumentando a segurança. O volante de dois raios também ganhou uma seção central maior e almofadada, com o controle da buzina no aro de metal.
1974 – Na segunda geração, o Mustang II ganhou um volante de dois raios revestido em couro. A opção de direção assistida com pinhão e cremalheira permitiu a oferta de um volante menor, de 15 polegadas, em vez do padrão de 16 polegadas.
1979 – O volante de dois raios foi substituído por um de quatro. Os comandos do limpador de para-brisa e faróis passaram para uma haste na coluna de direção. O piloto automático, oferecido em versões com transmissão manual, era controlado por botões no volante.
1984 – O Mustang SVO (Special Vehicle Operations), versão com motor turbo de quatro cilindros, trouxe um volante de três raios com ajuste de altura e profundidade, aro mais grosso e diâmetro menor, de pegada esportiva.
1990 – O Mustang recebeu seu primeiro airbag de série, instalado no centro do volante. Com isso, a buzina foi transferida para dois botões laterais, acionados pelos polegares do motorista.
1994 – A quarta geração do Mustang fez uma homenagem ao modelo original de 1964, com cockpit duplo. O comando da buzina voltou para o centro do volante, integrado à tampa articulada do airbag.
2005 – O volante de três raios da quinta geração do Mustang fez uma releitura do modelo 1965-1967, com raios de polímero, ou opcionalmente de alumínio. Diferentemente dos volantes em que se inspirou, era revestido de couro.
2010 – Com a tecnologia SYNC, muitos botões foram adicionados para os comandos de voz do telefone, músicas, rádio e outras funções. O emblema central de acrílico foi trocado por um de alumínio polido, estampando o cavalinho ou uma cobra, no caso do Shelby GT500.
2013 – O volante do Mustang tornou-se o centro de controle de tecnologia do carro. Passou a incluir um botão de quatro vias, além de um “OK” para controle da tela do painel de instrumentos. Nos modelos Boss 302 e Shelby GT500, era revestido de couro Alcantara, inspirado em competições.
2015 – Na sexta geração do Mustang, o volante totalmente redesenhado incorpora até 20 botões. Os controles de marcha no volante “paddle shift” foram oferecidos pela primeira vez no Mustang com transmissão automática. É também o volante de menor diâmetro da marca, com apenas 14 polegadas. Os raios de alumínio têm acabamento nas bordas para que o motorista toque apenas no couro ao segurar o volante.
2017 – O volante do novo Mustang 2018 mostra grande evolução tecnológica, adicionando funções como os modos de direção, controle de arrancada e outros, além dos comandos do quadro de instrumentos. que agora é totalmente digital. O quadro de instrumentos de 12 polegadas oferece vários layouts de tela, que pode ser facilmente personalizada.