Com o nome EV CA, a joint venture formada pela Toyota, Mazda e Denso compartilha engenheiros para a produção de tecnologias para veículos elétricos, sendo a Toyota responsável pela quase totalidade do investimento e as outras duas empresas com 5% cada uma, informou o site Automotive News.
O EV CA produzirá uma gama de tecnologias que equipará o primeiro veículo 100% elétrico desenvolvido em conjunto pela Toyota e a Mazda. Também fazem parte da estratégia minicarros exclusivos para o mercado japonês, os key-cars, SUVs para o mercado global, carros de passeio grandes e também veículos comerciais.
Audi produzirá veículos zero emissão em todas as plantas
Toyota está bem posicionada quanto a alternativas sustentáveis, diz executivo
Todos os modelos usarão a nova plataforma da Toyota denominada TNGA, enquanto a Denso participa com a experiência eletrônica, cabendo a Mazda contribuir com o planejamento do produto e a experiência na modelagem de computadores.
A plataforma TNGA deverá estar ajustada para ser usada na nova gama de veículos elétricos, assim como manter particularidades de cada montadora. Além do envolvimento da Toyota e da Mazda no projeto, a joint venture está abeta a receber outras montadoras e fabricantes de autopeças.