Fotos: divulgação
A General Motors tenta resolver um dos maiores desafios de transportes do mundo com a ajuda da SURUS, a sua nova plataforma de célula de combustível Silent Utility Rover Universal Superstructure — em tradução livre, plataforma silenciosa universal flexível —, informou a marca.
A nova base será apresentada durante o encontro da Associação do Exército dos EUA, que ocorre de 9 a 11 de outubro, e poderá ser utilizada tanto em veículos militares como os comerciais.
“A SURUS redefine a tecnologia elétrica de célula de combustível para ambientes rodoviários e fora de estrada,” disse Charlie Freese, diretor executivo global para negócios de célula de combustível.
Segundo ele, a GM está comprometida em trazer novos sistemas de auto desempenho e de zero emissões para resolver complexos desafios com diferentes clientes.
A SURUS está equipada com o novo sistema de célula de combustível da GM, características autônomas e componentes de chassi de caminhão. Unindo todas, será possível criar um sistema de propulsão zero emissões de alta performance, capaz de reduzir a exposição humana a efeitos danosos e reduzir os custos logísticos.
Outros benefícios incluem uma operação silenciosa e sem odor, mobilidade fora de estrada, configuração para o campo, torque instantâneo, geração de força exportável, geração de água e rápido reabastecimento.
Algumas das aplicações avaliadas pela GM para o SURUS são caminhões de serviço, geração de energia rápida, sistemas flexíveis de entregas de carga, fretes comerciais, caminhões leves e médios e configurações militares específicas.
A plataforma possui duas avançadas unidades de acionamento elétrico, um sistema de bateria íon de lítio e um sistema de célula de combustível Gen2, além de ser equipado com direção de quatro rodas, recurso de armazenamento de hidrogênio e um avançado sistema de suspensão.
O sistema de armazenamento de hidrogênio é capaz de oferecer mais de 643 quilômetros de alcance.