Andrea Pirlo anunciou que irá se aposentar do futebol em dezembro, quando acaba seu contrato com o New York City FC. Em entrevista à Gazzetta dello Sport, ele admitiu que chegou a hora de pendurar as chuteiras.
“Uma hora você se dá conta que o tempo (de se aposentar) chegou. Todo dia você tem problemas físicos e não consegue treinar como gostaria, porque sempre tem alguma coisa chata… Na minha idade, acho que está tudo bem dizer que já foi o bastante. Não dá para seguir nessa vida até os 50. Vou fazer outra coisa”, disse.
Pirlo foi ímpar em toda a história do futebol; dono de uma classe e de uma maestria sem igual. Era tão raro — mas tão raro — que não precisava se adaptar às condições dos times: as equipes que jogavam em função das características do italiano. Foi assim na Internazionale, no Milan, na Juventus e na seleção da Itália.
Esse é o ponto que mais me encanta em Pirlo. Para mim, não foi o melhor que já vi; mas foi único, e acredito que não vai existir alguém que repita seus mesmos feitos.