O GP da Austrália praticamente encerrou a disputa pelo título mundial da MotoGP que, uma vez mais, premiará o excelente espanhol Marquez, soberbo vencedor com sua Honda em Phillips Island enquanto sua único rival, o italiano Dovizioso, com Ducati, terminou num anonimo 13º lugar.
A corrida mostrou, até 4 voltas do final, uma luta acirrada entre cinco ou seis pilotos, todos alternando-ser na liderança enquanto Marquez parecia estudar a situação, antes de desfechar o ataque final. E quando Marquez decidiu que estava na hora, não teve para mais ninguém até a bandeirada final, que viu o espanhol vencedor, seguido pelas Yamahas de Rossi, brilhante segundo, e Viñales, este último matematicamente alijado da luta pelo título.
Aliás, na prática, também Dovizioso, distanciado nada menos que 33 pontos de Marquez, saiu da disputa. Apenas a matemática ainda não deu seu veredicto final…
O próxima etapa da MotoGP ocorrerá domingo, com o GP da Malásia, quando Marquez poderá (e deverá, pela lógica) festejar seu quarto título mundial em cinco anos.