Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HyundaiIndustria Automobilistica

Hyundai i10, uma bela aposta

por Claudio Carsughi 27/10/2017
por Claudio Carsughi 27/10/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

A Hyundai tem, aqui no Brasil, seu modelo HB20 sendo o mais vendido de uma gama que inclui vários outros carros, todos de preço e dimensões maiores.

No resto do mundo, porém, existe um modelo que aqui seria de entrada, o i10, de certa forma semelhante mas claramente menor e que despertou nossa curiosidade. Sempre atiçada pela constatação de que o tráfego urbano exige cada vez mais carros menores mas nem por isso desconfortáveis.

Andamos por alguns dias com um i10 e ficamos positivamente impressionados com o carrinho. A começar por acolher bem 4 pessoas e continuando com sua capacidade de caber em qualquer espaço. Embora, uma vez sentados nele, não se tenha qualquer impressão de aperto e até ofereça um porta-malas à altura das necessidades de um veículos prioritariamente urbano. A ida ao supermercado, por exemplo, não causa qualquer problema na hora de voltar para casa com as compras !

A essa primeira impressão se soma um consumo bem reduzido, na ordem dos 16 km/l na cidade, o que reflete o bom rendimento de seu motor de 998 cm³ e 66 cv de potência a 5.500 rpm. Trata-se de um motor com bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando e injeção no coletor de admissão. A isso se soma uma suspensão simples mas eficiente, incluindo um braço transversal com barra para atenuar a inclinação da carroceria na frente e um eixo de torção traseiro, com molas helicoidais. E o sistema de freios não economizou, com discos ventilados na frente e sólidos atrás, fornecendo uma resposta sempre eficiente seja qual for o piso.

Tudo isso contido num peso de apenas 933 kg, o que permite um bom desempenho e um consumo reduzido, pois em estradas regionais consegue-se facilmente fazer 21 km/l.  Já em auto-estrada, andando no fluxo (isto é por volta de 130 a 140 km/h) o consumo aumenta para pouco mais de 14 km/l, mostrando claramente que esta não é a utilização visada.

Do ponto de vista de acabamento ele é superior ao dos concorrentes na mesma faixa de preço, tanto nos materiais utilizados como no cuidado em sua aplicação. Chama particularmente a atenção o reduzido nível de ruído, mostrando que não houve, no projeto, a exasperada economia de materiais fono-absorventes própria deste tipo de carro nem a renuncia a uma ampla utilização de guarnições de borracha no vão das portas.  O que, por sinal, garante perfeita vedação a vento e chuva.

Em suma, trata-se de um carro altamente competitivo em termos de preço (lá na Europa), muito agradável e que, em minha opinião, poderia fazer sucesso aqui no Brasil.

Hyundai i10
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Hamilton para fechar a conta
Próximo
Clássico direto-indireto

Você também pode gostar...

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger