Na madrugada de sábado para domingo será disputado o GP do Japão, com o atual líder do mundial Hamilton ostentando a cômoda vantagem de 34 pontos sobre o vice-líder Vettel.
Pelas características do circuito, a Mercedes leva certo favoritismo, sobretudo se seus engenheiros conseguirem acertar regulagens que permitam aos pneus atuarem na estreita faixa de temperatura em que oferecem seu melhor rendimento.
Aliás, quanto a pneus, deste vez a Pirelli renunciou à sua versão mais dura, levando para o circuito de Suzuka pneus médios, macios e supermacios. E isto oferece aos estrategistas de cada equipe um leque bem grande de opções quanto aos pit-stops, na busca do melhor compromisso entre durabilidade e desempenho.
As forças laterais que os pneus devem suportar nas curvas de Suzuka, sobretudo na série que forma praticamente um 8, serão determinantes para seu desgaste. Assim quem não tem nada a perder, como a McLaren, fez uma escolha mais agressiva do que as demais equipes, apostando num maior número de supermacios. Enquanto isso Mercedes e Ferrari ficaram numa posição mais conservadora, pois, para ambas, a classificação do mundial é o que mais importa. Até mesmo mais do que uma eventual vitória, se o adversário estiver com dificuldades para marcar muitos pontos.
Em minha opinião Hamilton deverá fazer uma corrida tentando administrar sua vantagem, e mesmo uma vitória de Vettel, desde que o britânico seja segundo, não seria um resultado ruim para ele. Já Vettel, cuja única chance matemática de ganhar o mundial sem depender dos resultados de Hamilton é vencer os 5 GPs restantes, deverá fazer uma corrida buscando apenas e tão somente o triunfo.
Nesta disputa entre Hamilton e Vettel tentará intrometer-se a Red Bull, com um Verstappen entusiasmado com sua vitória na Malásia e Ricciardo que deseja continuar com sua série de bons resultados.
Para Felipe Massa, por fim, fica a esperança de uma corrida tranquila, sem problemas mecânicos nem com adversários, para conseguir marcar pontos, o máximo que sua modesta Williams pode lhe permitir.