Foto: divulgação
Além de não oferecer a última geração do Fiesta, a Ford decidiu que não terá mais o motor EcoBoost de três cilindros nos EUA. A decisão foi tomada pela queda na procura da versão 1.0.
Os compradores dos Estados Unidos passarão a contar apenas com a opção 1.6 de 128 cavalos, menos potente e eficiente do que o EcoBoost. A montadora decidiu manter a oferta do motor 1.0 l para o Focus SE Sedan. No entanto, com quedas gerais nas vendas do Fiesta nos EUA, pode ser o começo do fim para o modelo naquele país.
EcoBoost no Brasil
Lançado em junho de 2016, o motor 1.0 de três cilindros com 125 cv vem importado da Romênia e configura apenas as versões topo de linha do Fiesta, que, agora, vêm equipadas com um câmbio automático de seis velocidades convencional no lugar do problemático de dupla embreagem Powershift.
O motor EcoBoost combina turbo, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, correia banhada a óleo, efeito de lavagem dos cilindros, pressão de trabalho de até 1.5 bar na saída do compressor, bomba de óleo variável etc. Sendo assim, segundo a Ford, o hatch faz 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, apenas com gasolina.