O GP da Malasia, penultima prova do mundial de MotoGP, foi disputado sob chuva e acabou mostrando, nestas condições, a clara superioridade da Ducati sobre a Honda. Com isso, Dovizioso venceu e Lorenzo, que foi o grande nome da corrida, foi segundo enquanto Marquez, com uma corrida inteligente, em que não quis se arriscar mais do devido, terminou em quarto lugar, fora do pódio. Fora do pódio mas feliz por ter conservado uma boa vantagem sobre Dovizioso.
Essa vantagem agora é de 21 pontos, o que dá ao campeoníssimo espanhol total tranquilidade para o último GP, a ser disputado em Valencia, praticamente sua pista de casa. E onde, salvo uma catástrofe (queda ou quebra da Honda e concomitante nova vitória de Dovizioso) obterá seu quarto título mundial de MotoGP em cinco temporadas.
A corrida será lembrada sobretudo por ter sido a primeira vez, desde que este ano se transferiu para a Ducati, em que, sob chuva, Lorenzo andou como campeão e justificou a fabulosa quantia paga pela sua contratação. Veremos, a este respeito, o que acontecerá em 2018…
Anterior