São Paulo e Santos entram em campo hoje, às 17h, no Pacaembu, para o que eu chamo de clássico direto-indireto. Ambos precisam da vitória para seguirem vivos; mas em lutas diferentes.
O tricolor respira mais aliviado fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos, e busca se distanciar cada vez mais do Z-4, enquanto o alvinegro tem 53 pontos e tenta encostar no líder Corinthians. Uma vitória no clássico deste sábado colocaria pressão no rival, que joga somente amanhã contra a Ponte Preta.
O duelo também nos apresenta um aspecto interessante dos dois treinadores. De um lado, Levir Culpi, que venceu todos os clássicos que disputou no ano. Do outro, Dorival Júnior, que não ganhou nenhum em 2017, considerando também a passagem que teve pelo clube da Vila Belmiro.
Na escalação, Levir ainda tem algumas incertezas. Uma delas é na lateral direita: Victor Ferraz deve ficar à disposição após lombalgia e entrar em campo. Caso contrário, Daniel Guedes seguirá como titular. Outra é se muda a formação da equipe escalando três volantes, alternativa que foi testada durante a semana.
Já Dorival, vai repetir a mesma escalação que bateu o Flamengo por 2 a 0, na semana passada. Afinal, é aquele velho ditado: “Não se mexe em time que está ganhando”.