Fotos: divulgação
A Volvo finalmente apresentou o XC40, em evento na Itália na semana passada. O novo crossover já nasce com a responsabilidade de alavancar as vendas da fabricante. No Brasil, deverá chegar no primeiro semestre de 2018, com preços entre R$ 170 mil e R$ 220 mil.
Trata-se do primeiro modelo a utilizar a plataforma ajustável CMA da marca, que será utilizada em todos os modelos da família “40”, os futuros veículos elétricos e híbidos.
Com visual repleto de personalidade, o novo SUV compacto traz, dentre outros, o conhecido martelo de Thor como iluminação em LED, capô com a ponta curvada e até 17 combinações de cores, inclusive em dois tons.
No Brasil, o XC40 será oferecido com o conhecido motor turbo a gasolina, com o 1.0 de três cilindros de 153 cavalos (T3), 192 cv (T4) e 250 cv (T5). Vale destacar que a Volvo, a partir de 2019, só produzirá carros híbridos e elétricos, o que colocará qualquer outra forma de propulsão fora do seu “cardápio”.
Dentre os recursos de segurança e assistência ao motorista, o XC40 traz o sistema de assistência City Safety — que consegue detectar pedestres e animais à frente —, controle de acidentes, o Run-off Road, alerta de tráfego com suporte de freio e câmeras em 360 graus, leitor de placas e condução semiautônoma.
Por dentro, o painel de instrumento traz tela TFT de 12,3 polegadas, igual ao do XC60 e o XC90, e outra de nove pol. posicionada verticalmente para o entretenimento a bordo. Como forma de mimo aos ocupantes, há um compartimento onde o celular será recarregando de forma indutiva, ou seja, sem fio.
Outro ponto interessante é a adoção do CleanZone, um filtro que purifica o ar externo e oferece, segundo a Volvo, oxigênio de qualidade aos passageiros.