Fotos: newspress
Depois de apresentar a edição limitada do R8 V10 RWS no Salão de Frankfurt, que abriu as portas à imprensa nos dias 12 e 13 de setembro, a Audi revelou a quarta geração do RS4 Avant.
Sob o capô, a perua traz o motor 2.9 V8 TFSI biturbo de 456 cavalos e 61,1 kgf.m de torque que trabalha em conjunto com o câmbio automático de oito velocidades e dupla embreagem e, claro, a conhecida tração integral quattro, diferentemente do R8 V10 RSW, que é traseira.
São necessários 4,1 segundos para que o RS4 chegue aos 100 km/h, enquanto que a velocidade final fica limitada eletronicamente em 250 km/h. Como opcional, o pacote dinâmico permite que a perua alcance os 280 km/h.
A nova station wagon de Ingolstadt é 80 quilos mais leve do que a versão substituída, agora com 1.790 quilos. Mais esportiva, a suspensão faz com que o RS4 fique sete milímetros mais baixo em relação ao A4 Avant.
Para quem busca ainda mais desempenho, há como o cliente optar por freios de cerâmica, controle dinâmico de condução e diferencial traseiro eletrônico, que distribui força nas rodas de acordo com a demanda para oferecer maior aderência.
Ferrari Portofino é mais barato e rápido do que o California T, seu antecessor
Audi revela R8 V10 RSW, primeira versão do modelo com tração traseira
Porsche 911 GT3 Touring Package é o novo modelo de produção da marca
Os designers da Audi tomaram como base o modelo de competição 90 Quattro IMSA GTO para criarem o novo RS Avant, que traz grade ao estilo colmeia, capô com vincos, revestimento em fibra de carbono nos espelhos retrovisores externos e para-lamas alargados em 30 mm em relação ao A4 Avant, para comportar as rodas de 19 polegadas ou 20 pol. como opcional.
Na parte traseira, a perua possui difusor traseiro que envolvem as saídas de escape ovaladas. Por dentro, os assentos são em couro com ranhuras e há apliques de fibra de carbono e aço escovado por todo o compartimento.
O modelo oferecer ainda uma tela principal que indica a força G, pressão dos pneus e torque. O novo RS4 também estampa o emblema RS em diferentes superfícies e, em última instância, pode ser personalizado para satisfazer o gosto de cada motorista, através do programa exclusivo da marca .
A Audi entregará as primeiras unidades ainda neste ano. Os preços começam a partir de € 79.800 na Alemanha (R$ 297 mil, sem imposto e na cotação do dia). No Brasil, espera-se que o novo Audi RS4 chegue em meados de 2018, ainda sem preço definido.