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Audi

Salão de Frankfurt: Audi revela R8 V10 RSW, primeira versão do modelo com tração traseira

por Lucas Henk 13/09/2017
por Lucas Henk 13/09/2017
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Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH, durante a apresentação do R8 à imprensa

A Audi Sport GmbH, nome há pouco adotado como sendo sua divisão esportiva, amplia a linha R8 com uma nova versão de tração traseira chamada R8 V10 RSW — Rear Wheel Series, limitada a 999 unidades na configuração coupé e spyder. Trata-se da primeira opção do modelo com este tipo de configuração, revelada no Salão de Frankfurt.

O motor é o central naturalmente aspirado V10 5.2 FSI, que produz 540 cv. Seu torque máximo é de 55 kgf.m a 6.500 rpm, capaz de chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos e máxima a 320 km/h. Na versão conversível, os números sobem para 3,8 s e 318 km/h, na ordem.

A distribuição de peso por eixo é de 40,6:59,4 (Coupé) e 40,4:59,6 (Spyder)

É , portanto, menos potente e veloz do que a versão com tração integral, que traz 620 cv e é 0,3 s mais rápido, nas duas configurações acima mencionadas.

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A versão coupé pesa 1.590 quilos, 50 a menos do que a opção com tração integral, uma vez que necessita de componentes adicionais como eixo cardam, câmbio automatizado e diferencial central. Já o R8 Spyder RWS é 40 kg mais leve que o modelo padrão, com 1.680 quilos.

Modelo de entrada traz rodas aro 19 e perfil 245/35 na frente e 295/35 atrás

Em ambas as versões, o condutor pode fazer drifts — técnica de derrapagem em curvas — ao escolher o modo “Dynamic” no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para “Sport”. Lembre-se, tais manobras devem ser feitas em lugares fechados e apropriados.

Para Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH, o carro é destinado aos puristas. “Um modelo especial de edição limitada para clientes adeptos ao prazer essencial para dirigir, o R8 V10 RWS é uma oferta absolutamente exclusiva. Com o motor V10 montado no meio e a tração traseira, ele traz com sucesso o conceito de condução do carro de corrida R8 LMS para as ruas”, declarou o executivo.

O R8 V10 RWS é equipado com rodas de alumínio aro 19 com acabamento na cor preta, além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira. No visual, listras vermelhas na carroceria o diferenciam, além da ausência do aerofólio.

A Audi planeja oferecer o R8 RWS em todo o mundo, com preços a partir de £ 110.000 (R$ 457 mil na cotação da libra esterlina de 12/9) para clientes do Reino Unido. Para o Brasil, nada confirmado, mas pode ser que chegue no segundo semestre de 2018.

Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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