A Audi Sport GmbH, nome há pouco adotado como sendo sua divisão esportiva, amplia a linha R8 com uma nova versão de tração traseira chamada R8 V10 RSW — Rear Wheel Series, limitada a 999 unidades na configuração coupé e spyder. Trata-se da primeira opção do modelo com este tipo de configuração, revelada no Salão de Frankfurt.
O motor é o central naturalmente aspirado V10 5.2 FSI, que produz 540 cv. Seu torque máximo é de 55 kgf.m a 6.500 rpm, capaz de chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos e máxima a 320 km/h. Na versão conversível, os números sobem para 3,8 s e 318 km/h, na ordem.
É , portanto, menos potente e veloz do que a versão com tração integral, que traz 620 cv e é 0,3 s mais rápido, nas duas configurações acima mencionadas.
Portofino é o novo modelo de entrada da Ferrari
Porsche 911 GT3 Touring Package é o novo modelo de produção da marca
A versão coupé pesa 1.590 quilos, 50 a menos do que a opção com tração integral, uma vez que necessita de componentes adicionais como eixo cardam, câmbio automatizado e diferencial central. Já o R8 Spyder RWS é 40 kg mais leve que o modelo padrão, com 1.680 quilos.
Em ambas as versões, o condutor pode fazer drifts — técnica de derrapagem em curvas — ao escolher o modo “Dynamic” no Audi drive select e ajustar o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para “Sport”. Lembre-se, tais manobras devem ser feitas em lugares fechados e apropriados.
Para Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH, o carro é destinado aos puristas. “Um modelo especial de edição limitada para clientes adeptos ao prazer essencial para dirigir, o R8 V10 RWS é uma oferta absolutamente exclusiva. Com o motor V10 montado no meio e a tração traseira, ele traz com sucesso o conceito de condução do carro de corrida R8 LMS para as ruas”, declarou o executivo.
O R8 V10 RWS é equipado com rodas de alumínio aro 19 com acabamento na cor preta, além de pneus 245/35 na dianteira e 295/35 na traseira. No visual, listras vermelhas na carroceria o diferenciam, além da ausência do aerofólio.
A Audi planeja oferecer o R8 RWS em todo o mundo, com preços a partir de £ 110.000 (R$ 457 mil na cotação da libra esterlina de 12/9) para clientes do Reino Unido. Para o Brasil, nada confirmado, mas pode ser que chegue no segundo semestre de 2018.