Fotos: divulgação
A Mercedes-Benz informa que o Classe S acaba de desembarcar ao Brasil. O sedã chega em três versões, todas com o chassi alongado: S 560 L — este no lugar da versão S 500 antes comercializada por aqui — e as duas versões esportivas Mercedes-AMG S 63 L 4MATIC e o Mercedes-AMG S 65 L. Os preços são, na mesma ordem, R$ 769.900, R$ 974.900 e R$ 1.166.900.
Pouca coisa mudou no que se refere ao visual. Na frente, há presença de uma nova grade do radiador, novo formato das lanternas e também dos para-choques, principalmente para os AMG, que se diferenciam da versão de entrada pela esportividade. Atrás, a dupla saída de escape e as linhas com poucos vincos reiteram a mistura de design agressivo e clássico.
Novas rodas de liga leve e forjadas possuem aro com 19 ou 20 polegadas, esta última nas versões AMG, são equipamento de série nos sedãs. Sob o capô, a versão de entrada S 560 L traz o 4.0 V8 biturbo com 475 cavalos e 71.3 kgf.m de torque que, segundo a marca, é o propulsor nestas dimensões mais econômico do mundo por desativar quatro dos oito cilindros de acordo com a demanda do acelerador — com o auxílio do sistema de ajuste de elevação das válvulas CAMTRONIC. Em suma, a Mercedes aponta para 10% de economia.
Para o Mercedes-AMG S 63 4MATIC, é presente o mesmo 4.0 V8 acima mencionado, só que agora com 620 cv. Por fim, a versão topo, o AMG S 65 L, traz doze cilindros que desenvolve 638 cv e 101,9 kgf.m de torque.
Tecnologias
A gama de tecnologias de segurança inclui, de série, as funções assistente de frenagem, auxílio de estabilidade mediante fortes ventos (Crosswind Assist), também o PRE-SAFE de proteção aos passageiros e o PRE-SAFE Sound, que prepara os ouvidos dos ocupantes para um provável ruído causado por um acidente.
Os sistemas Active Distance Control DISTRONIC e Active Steering Assist proporcionam agora auxílio ao motorista para manter distância segura de outros veículos e também para manobrar. A velocidade é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos.
Para o AMG S 65 L, há o ROAD SURFACE SCAN, que identifica antecipadamente e compensa irregularidades na estrada. Por ajustes na suspensão a ar, a carroceria agora inclina apenas 2,65 graus para o lado interno da curva, diminuindo assim as forças laterais atuantes sobre os passageiros.