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Um estudo realizado pela consultoria J. D. Power com proprietários de veículos premiuns no Reino Unido indica maior grau de confiança pelas marcas Kia e a Volvo, enquanto que Audi e BMW figuram nos últimos lugares da lista. O resultado é baseado nos últimos 12 meses de experiência de donos de automóveis após 12 a 36 meses de posse.
Foram avaliados itens, como: exterior do veículo; experiência de condução; features, controles e displays; áudio e comunicação, entretenimento e navegação; assentos; aquecimento, ventilação e ar condicionado; interior do veículo; motor e transmissão.
O resultado indica que 58% dos proprietários que não experimentaram problemas com seus veículos afirmam que voltarão a comprar produtos da mesma marca, enquanto que 48% dos que tiveram um ou mais problemas desejam manter-se fiel.
Além disso, o nível de fidelidade à marca caiu nove pontos porcentuais dentre os proprietários que tiveram problema no veículo, de 49% para 40%, com a confiança caindo na mesma proporção que surgem outros transtornos.
Para o chefe de pesquisas da J. D. Power na Europa, Mark Lendrich, problemas menores como embaçamento de janelas, ruídos nos freios ou dificuldades para utilizar o sistema de navegação podem ser ruins para proprietários e afetar negativamente a fidelidade à marca. “São problemas que, em geral, não são resolvidos em uma única visita à concessionária e se o consumidor tiver de conviver com o contratempo durante o tempo que estiver com o veículo, será menos propenso a manter-se na mesma marca”.
O levantamento indicou outros pontos: o design do exterior é a principal razão da compra, assim como a economia de combustível. Enquanto problemas de conectividade e de reconhecimento de voz são dois dos seis mais comuns problemas relatados com proprietários de carros do Reino Unido.
No ranking, Kia e Volvo somaram 83 pontos e são líderes, seguidas da Skoda, Suzuki e Hyundai, com respectivamente 89, 92, 97 pontos. No topo da lista das piores colocadas estão BMW, Audi, Land Rover, Fiat e Dacia, de acordo com a quantidade de problemas apresentados por 100 veículos.