Foto: divulgação
Informações de bastidores sugerem que a Hyundai estaria interessada em adquirir a Fiat Chrysler Automobiles, FCA, em um acordo que a tornaria a maior fabricante de veículos do mundo, relata o site estadunidense Carscoops.
Um analista da corretora de valores mobiliários Eugene Investment & Securities, Lee Jae-il, disse ao The Korean Herald que a Hyundai poderia se beneficiar muito com a compra da FCA e ajudá-la a expandir suas operações nos Estados Unidos e na Europa. No ano passado, as duas empresas produziram 11 milhões 500 mil veículos juntas.
FCA se junta à BMW, Intel e Mobileye para a construção de carros autônomos
Ford e a indiana Mahindra estudam fechar aliança estratégica
“A Hyundai está negando a fusão, mas a necessidade de adquirir uma empresa é maior do que nunca devido à crise nos mercados chinês e norte-americano. A possibilidade de a montadora chinesa Great Wall Motors adquirir Jeep foi sugerida, e a Hyundai também surgiu como um possível comprador “, disse Jae-il.
A possibilidade de uma relação potencial entre a Hyundai e a FCA surgiu no mês passado quando foi relatado que Sergio Marchionne estava buscando ativamente uma fusão com um grande fabricante de automóveis asiático. Tais especulações não demoram muito para serem consideradas depois de a chinesa Great Wall Motor demonstrar interesse em comprar a marca Jeep.
Montadora chinesa pretende adquirir a FCA, diz site
Os analistas acreditam que custaria aproximadamente US $ 9,83 bilhões — cerca de R$ 30 bilhões — para a Hyundai adquirir a FCA. Se, no entanto, decidir abrir mão da Maserati ou da fabricante de peças Magneti Marelli, o negócio poderia custar cerca de US $ 4,95 bilhões — R$ 30 bi.
No entanto, nem todos estão convencidos de que tal movimento seria uma boa decisão para a Hyundai.
“A Hyundai enfrentará mais obstáculos se comprar a FCA como um todo. A Fiat produz principalmente carros pequenos, que se sobrepõem com os veículos fabricados pela Kia Motors nos segmentos A, B e C “, disse uma fonte da indústria que não quis se identificar.