A Volkswagen recentemente informou que irá ajustar o software de quatro milhões de veículos a diesel na Alemanha para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Tal medida ganhou força após a descoberta de fraude em milhões de automóveis movidos a diesel. As informações são da Flash de Motor, da Venezuela.
Logo após a descoberta pelo órgão ambiental dos modelos poluentes em circulação, a VW teve de adaptar quase 12,4 milhões de veículos a diesel de várias marcas do Grupo Volkswagen em todo o mundo.
O CEO do conglomerado, Matthias Müeller, anunciou a notícia após reunião com a ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Bárbara Hendricks e também para evitar a proibição de carros a diesel em diversas cidades alemãs.
Alguns fabricantes germânicos de automóveis vão se reunir com a chanceler Angela Merkel, nesta quarta-feira 2, na “Cúpula Diesel”, onde o futuro desta tecnologia, que emprega milhares de pessoas na Alemanha, será discutido.
Em 18 de junho, a Daimler anunciou uma chamada para revisão de três milhões de veículos Mercedes-Benz movidos a diesel na Europa para ajustar o software e reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) emitidos.
A Audi também está atualizando o sistema operacional de 850.000 veículos a diesel. Já a BMW garante que seus veículos não precisam de quaisquer ajustes para suas emissões de poluentes relacionados ao software.
Reputação dos carros ‘made in Germany’
Como foi mencionado acima, nesta quarta-feira (2) será realizada uma reunião na Alemanha entre o governo e as grandes montadoras que foram acusadas de manipular suas emissões automotivas. A crise na credibilidade da indústria automotiva deste país vem em um momento em que a França e o Reino Unido anunciaram que querem acabar com a venda de carros a diesel até 2040.
“A reputação dos carros ‘made in Germany’ pode ser danificada e isso seria uma coisa terrível, afinal este setor é um dos pilares da nossa economia”, disse o ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt.
“A indústria automotiva se colocou em uma situação muito difícil e carrega agora uma tremenda responsabilidade para restaurar a confiança em grande escala e também sobre como reduzir a poluição”, acrescentou o executivo.