Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Volvo apresenta novo XC60 a partir de R$ 239.950; SUV chega às lojas já em setembro

por Lucas Henk 18/08/2017
por Lucas Henk 18/08/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Na 2° geração, XC60 chega para marcar terreno frente a concorrentes, como Audi Q5 e BMW X3, e o primo Land Rover Evoque

A Volvo Cars do Brasil apresentou, nesta quinta-feira (17), em evento realizado no município de Dourado, SP, o novo XC60, carro-chefe da marca sueca no Brasil.

Desde junho, o SUV já havia entrado em pré-venda no Brasil com preços promocionais de R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design. A partir de setembro, com o lançamento, esses valores passarão para R$239.950, R$259.950 e R$269.950, respectivamente.

Na sua segunda geração, o modelo, que já vendeu 18 mil unidades no Brasil e mais de um milhão pelo mundo, é fabricado sobre a plataforma articulável SPA (Scalable Product Architecture), a qual já presente nos modelos XC90, S90 e V90.

No que tange à estética, há muita semelhança com o XC90. Os faróis, em full-LEDs, agora são mais estreitos e ostentam o “Martelo de Thor”, identidade visual da Volvo oriunda do SUV acima mencionado. O capô possui novo formato, com a ponta mais proeminente e ranhuras dispostas ao longo da estrutura.

Traz, ainda, a nova grade com 21 barras cromadas posicionadas verticalmente. Os faróis de milhas, agora em formato “C”, também são em LED.

Para a lateral, quase nada foi alterado visualmente a não ser pela fixação dos espelhos retrovisores, que foram alocados pouco mais abaixo do que a versão anterior. Indo para a parte traseira, percebe-se que as lanternas possuem base estendida, como se fosse continuação com sentido à placa do carro.

Alterações traseiras são visíveis, principalmente nas lanternas, agora com a base estendida

Também já não existe a barra cromada fixada logo abaixo do nome do SUV, as luzes de neblina traseiras também foram realocadas mais para a parte inferior e a dupla saída de escape traz novo formato. Outro ponto é a questão do tamanho. O novo XC60 agora conta com nove centímetros a mais para a distância entre os eixos em relação ao modelo antigo, sendo agora 2866 mm.

Interior traz luxo e requinte; destaque para a tela de nove polegadas na vertical

Interior

Por dentro, há uma tela sensível ao toque de nove polegadas posicionada verticalmente que, segundo a Volvo, reúne quase que todos os comandos do carro e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Na versão intermediária Inscription e na topo R-Design, o novo XC60 apresenta painel de instrumentos digital e personalizável de 12,3 pol.

Mecânica

Há apenas uma opção sob o capô. É o conhecido T5 com 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta com 257 cavalos e 35,6 kgf.m entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.

A transmissão é automática com oito velocidades,com tração AWD (All Wheel Drive, o que não possibilita mudança na distribuição de força), com assistência de controle de estabilidade e de tração.

Martelo de Thor é a identidade visual da Volvo, oriundo do XC90

Assim como os seus adversários, o SUV traz diferentes modos de condução. E são eles: Eco, com foco na economia de combustível; Confort, prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-Road, para transitar em estradas de terra; Dynamic, condução esportiva e a Indivual, que pode ser configurável pelo condutor.

Principais tecnologias

A reputação dos modelos Volvo sempre foi pautada na segurança. Sabendo disso, diversos itens são oferecidos ao XC60, como o atualizado City Safety com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. Esta tecnologia opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

Cada vez mais os botões físicos cedem lugar para as tecnologias de toque

Outro ponto é o Oncoming Lane Mitigation, que seria auxílio ao motorista a fim de evitar colisão com veículos que se aproximam em sentido oposto. Há, ainda, alerta de ponto cego, sistema de abertura do porta-malas sem as mãos (Hands-Free). O acionamento acontece ao passar os pés sob o para-choque traseiro.

Itens de série

O SUV de segunda geração também oferece como itens de série alerta de mudança de faixa, sistema de auxílio em saída de estrada, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.

crossover suecolançamentonovo suvSUV Crossover médioSUV suecoVolvo CarsVolvo XC60
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

Anterior
Barcelona, fim de um ciclo
Próximo
Corinthians, derrota sem traumas

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência