A Volvo Cars do Brasil apresentou, nesta quinta-feira (17), em evento realizado no município de Dourado, SP, o novo XC60, carro-chefe da marca sueca no Brasil.
Desde junho, o SUV já havia entrado em pré-venda no Brasil com preços promocionais de R$ 239.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design. A partir de setembro, com o lançamento, esses valores passarão para R$239.950, R$259.950 e R$269.950, respectivamente.
Na sua segunda geração, o modelo, que já vendeu 18 mil unidades no Brasil e mais de um milhão pelo mundo, é fabricado sobre a plataforma articulável SPA (Scalable Product Architecture), a qual já presente nos modelos XC90, S90 e V90.
No que tange à estética, há muita semelhança com o XC90. Os faróis, em full-LEDs, agora são mais estreitos e ostentam o “Martelo de Thor”, identidade visual da Volvo oriunda do SUV acima mencionado. O capô possui novo formato, com a ponta mais proeminente e ranhuras dispostas ao longo da estrutura.
Traz, ainda, a nova grade com 21 barras cromadas posicionadas verticalmente. Os faróis de milhas, agora em formato “C”, também são em LED.
Para a lateral, quase nada foi alterado visualmente a não ser pela fixação dos espelhos retrovisores, que foram alocados pouco mais abaixo do que a versão anterior. Indo para a parte traseira, percebe-se que as lanternas possuem base estendida, como se fosse continuação com sentido à placa do carro.
Também já não existe a barra cromada fixada logo abaixo do nome do SUV, as luzes de neblina traseiras também foram realocadas mais para a parte inferior e a dupla saída de escape traz novo formato. Outro ponto é a questão do tamanho. O novo XC60 agora conta com nove centímetros a mais para a distância entre os eixos em relação ao modelo antigo, sendo agora 2866 mm.
Interior
Por dentro, há uma tela sensível ao toque de nove polegadas posicionada verticalmente que, segundo a Volvo, reúne quase que todos os comandos do carro e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Na versão intermediária Inscription e na topo R-Design, o novo XC60 apresenta painel de instrumentos digital e personalizável de 12,3 pol.
Mecânica
Há apenas uma opção sob o capô. É o conhecido T5 com 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta com 257 cavalos e 35,6 kgf.m entre 1.500 rpm e 4.800 rpm.
A transmissão é automática com oito velocidades,com tração AWD (All Wheel Drive, o que não possibilita mudança na distribuição de força), com assistência de controle de estabilidade e de tração.
Assim como os seus adversários, o SUV traz diferentes modos de condução. E são eles: Eco, com foco na economia de combustível; Confort, prioriza suavidade nas reações do veículo; Off-Road, para transitar em estradas de terra; Dynamic, condução esportiva e a Indivual, que pode ser configurável pelo condutor.
Principais tecnologias
A reputação dos modelos Volvo sempre foi pautada na segurança. Sabendo disso, diversos itens são oferecidos ao XC60, como o atualizado City Safety com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.
Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. Esta tecnologia opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
Outro ponto é o Oncoming Lane Mitigation, que seria auxílio ao motorista a fim de evitar colisão com veículos que se aproximam em sentido oposto. Há, ainda, alerta de ponto cego, sistema de abertura do porta-malas sem as mãos (Hands-Free). O acionamento acontece ao passar os pés sob o para-choque traseiro.
Itens de série
O SUV de segunda geração também oferece como itens de série alerta de mudança de faixa, sistema de auxílio em saída de estrada, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) de até 130 km/h.