Após a tradicional pausa estiva, volta domingo a MotoGP com o GP da República Checa e uma situação em que, além do duelo entre Marquez (Honda) e Viñales (Yamaha) que o segue a apenas 5 pontos de distancia, temos a presença de Dovizioso (Ducati), 3º a 6 pontos do líder e Rossi (Yamaha), 4º a 10 pontos.
Esses quatro pilotos afirmaram, nas tradicionais entrevistas que precedem o GP, sua confiança num bom resultado e como utilizaram este período de pausa para se fortalecerem fisicamente e acompanharem o trabalho de desenvolvimento das respectivas motos.
Pelas características do circuito de Brno pode-se pensar num ligeiro favoritismo de Marquez e sua Honda, que, em caso de vitória, solidificaria sua posição na liderança do mundial. Mas qualquer outro desfecho seria perfeitamente normal e não poderia causar surpresa, pelo que o melhor mesmo é esperarmos e aguardar uma corrida muito disputada. Aio contrário da Formula 1, na MotoGP as emoções estão sempre presentes e domingo não deverá ser diferente.