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AudiIndustria Automobilistica

Segunda geração do Audi Q5 chega ao Brasil, em setembro, com preço inicial de R$ 244.990

por Lucas Henk 21/08/2017
por Lucas Henk 21/08/2017
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Visual do novo SUV alemão remete a outros modelos Audi, como A5 e Q7

Fotos: divulgação e Marcus Maia

Poucos dias após o lançamento do novo Volvo XC60, a Audi apresentou um dos principais concorrentes do SUV sueco, o Q5 2018. Com valor a partir de R$ 244.950 para a versão de entrada Attraction, o utilitário alemão chega às lojas no início de setembro importado do México, na unidade fabril de San José Chiapa, Puebla, inaugurada em novembro de 2016 para a produção do utilitário.

Com a chegada do novo Q5, a Audi espera ganhar espaço em um mercado de luxo fortemente explorado pelas montadoras premiuns. Mesmo sendo carros para poucas pessoas, a disputa é frenética, com diversos competidores, como Jaguar F-Pace, Mercedes GLC, BMW X4 e Land Rover Evoque.

Rodas são de 18 pol para a versão Attraction, 19 pol na Ambiente e 20 pol para a Ambition

O que mudou por fora?

A parte externa recebeu boa parte das alterações, com a conhecida grade singleframe da Audi, com seis lados – hexagonal – e que caracteriza os modelos da marca. Tal grade dá a sensação de continuidade até os novos faróis, agora mais esguios e que carregam o novo formato da assinatura diurna dos LEDs.

Visto perpendicularmente, pode-se perceber que os espelhos retrovisores externos foram realocados mais para baixo em relação ao modelo anterior. Além disso, permanecem os vincos que correm por toda a carroceria, das lanternas dianteiras até as traseiras, só que no modelo novo eles são mais expressivos.

Lanternas com novo formato escape escondido são os destaques traseiros

Quem olha o novo Audi Q5 por trás percebe que há novo formato das lanternas e também das luzes, em LEDs. Os para-choques também foram levemente alterados, assim como o duplo sistema de escape que agora permanece escondido. O SUV é equipado com rodas de 18 polegadas na versão Attraction, 19 pol na Ambiente e 20 pol na Ambition.

Novo Q5, foto acima, traz vincos mais expressivos pela lateral; repare as mudanças nas lanternas e faróis

Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre os eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso foi reduzido em aproximadamente 50 quilos.

E sob o capô?

O novo SUV trará o mesmo 2.0 utilizado pelo A6 Sedã, com injeção direta de gasolina, 252 cavalos e 37,7 kgf.m de torque entre 1.600 rpm e 4.500 rpm, o que reverte em aceleração aos 100 km/h em 6,3 segundos e máxima de 237 km/h. Para concluir o powertrain, o utilitário adota o câmbio s-tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que oferece trocas por aletas atrás do volante ou pela alavanca do câmbio.

Painel central é ergonômico; alavanca do câmbio é curta e traz mais sensação de espaço na cabine

Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro para as três configurações com a tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade do momento. Simples, a tecnologia desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando for exigido. Todo esse processo leva apenas meio segundo.

O novo Q5 traz o Audi drive select, que oferece mudanças na direção, resposta do motor e suspensão. Os níveis vão do off-road, confort, efficiency, dynamics, auto e individual, ou seja, fora de estrada, modo conforto, economia de combustível, esportivo, automático e configuração de acordo com a preferência do motorista.

Virtual cockpit traz excelente interface homem/carro, com informações objetivas

Versões e equipamentos

Audi Q5 Attraction, por R$ R$ 244.990: traz o Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold – ajuda em aclives -, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação.

Audi Q5 Ambiente, por R$ 274.990: acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free (abertura deste item passando o pé sob o para-choque traseiro), assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry.

Audi Q5 Ambition, por R$ R$ 292.990: traz ainda pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning – impedimento de abertura das portas do motorista por aviso caso houver tráfego traseiro -, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro – que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro – e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.

Conclusão

Embora o seu peso seja de 1.720 quilos, o desempenho agrada, além de fornecer sensação de segurança quando pilotado de maneira mais agressiva. Claro, o comportamento não é similar ao de um hatch ou sedã, mas, convenhamos, não essa a proposta dele, certo?

Ele é bonito, bem acabado e tecnológico, o que se faz valer pela categoria. Se comparado ao Mercedes GLC – R$ 270.000 – e Volvo XC60 por R$ 240 mil, o Audi fica no meio do caminho no quesito desempenho e potência. São 252 cv para o Q5, 257 cv para o Q5 e 211 cv para o GLC.

A aceleração, então, é de: 6,3 segundos, 6,8 e 7,1, na ordem acima dos SUVs. Outro ponto a favor dos concorrentes é a distância entre os eixos: 2,82 m, 2,87 m e 2, 87 m. No entanto, o que pesa mesmo contra o Q5 é que a condução semiautônoma é disposta apenas como opcional, por R$ 12 mil. Para o XC60, esta tecnologia vem de série a partir da versão intermediária.

Ficha técnica – Audi Q5 2018 – R$ 244.950

Motor: 1.984 cc, turbo (TFSI) com injeção direta de gasolina

Potência: 252 cv entre 5.000 rpm e 6.000 rpm

Torque: 37,7 kgf.m entre 1.660 rpm e 4.500 rpm

Aceleração 0 a 100 km/h: 6,3 segundos

Velocidade máxima: 237 km/h

Transmissão: Stronic 7 velocidades

Peso: 1.720 quilos

Comprimento: 4663 mm

Largura: 1893 mm

Altura: 1659 mm

Entre-eixos: 2819 mm

Capacidade do tanque de combustível: 70 litros

Capacidade do porta-malas: 550 litros

Concorrente do novo Audi Q5

Ficha técnica – Mercedes-Benz GLC 250 4Matic Sport – R$ 295.900

Motor: gasolina, 4 cil 2.0, turbo, 211 cv a 5.500 rpm

Torque: 35,6 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm

Câmbio: automático 9G-TRONIC

Aceleração 0 a 100 km/h: 7,1 segundos

Velocidade máxima: 222 km/h

Peso: 1.735 kg

Rodas: 235/55 com 19 polegadas

Tanque de combustível: 66 litros

Comprimento: 4656 mm

Largura: 1890 mm

Altura: 1644 mm

Entre os eixos: 2873 mm

Marcus Maia colaborou com esta matéria

O jornalista viajou a convite da Audi

audi q5Audi q5 2018suv alemãoutilitário esportivo
Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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