Fotos: divulgação e Marcus Maia
Poucos dias após o lançamento do novo Volvo XC60, a Audi apresentou um dos principais concorrentes do SUV sueco, o Q5 2018. Com valor a partir de R$ 244.950 para a versão de entrada Attraction, o utilitário alemão chega às lojas no início de setembro importado do México, na unidade fabril de San José Chiapa, Puebla, inaugurada em novembro de 2016 para a produção do utilitário.
Com a chegada do novo Q5, a Audi espera ganhar espaço em um mercado de luxo fortemente explorado pelas montadoras premiuns. Mesmo sendo carros para poucas pessoas, a disputa é frenética, com diversos competidores, como Jaguar F-Pace, Mercedes GLC, BMW X4 e Land Rover Evoque.
O que mudou por fora?
A parte externa recebeu boa parte das alterações, com a conhecida grade singleframe da Audi, com seis lados – hexagonal – e que caracteriza os modelos da marca. Tal grade dá a sensação de continuidade até os novos faróis, agora mais esguios e que carregam o novo formato da assinatura diurna dos LEDs.
Visto perpendicularmente, pode-se perceber que os espelhos retrovisores externos foram realocados mais para baixo em relação ao modelo anterior. Além disso, permanecem os vincos que correm por toda a carroceria, das lanternas dianteiras até as traseiras, só que no modelo novo eles são mais expressivos.
Quem olha o novo Audi Q5 por trás percebe que há novo formato das lanternas e também das luzes, em LEDs. Os para-choques também foram levemente alterados, assim como o duplo sistema de escape que agora permanece escondido. O SUV é equipado com rodas de 18 polegadas na versão Attraction, 19 pol na Ambiente e 20 pol na Ambition.
Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre os eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso foi reduzido em aproximadamente 50 quilos.
E sob o capô?
O novo SUV trará o mesmo 2.0 utilizado pelo A6 Sedã, com injeção direta de gasolina, 252 cavalos e 37,7 kgf.m de torque entre 1.600 rpm e 4.500 rpm, o que reverte em aceleração aos 100 km/h em 6,3 segundos e máxima de 237 km/h. Para concluir o powertrain, o utilitário adota o câmbio s-tronic de dupla embreagem e sete velocidades, que oferece trocas por aletas atrás do volante ou pela alavanca do câmbio.
Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro para as três configurações com a tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade do momento. Simples, a tecnologia desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando for exigido. Todo esse processo leva apenas meio segundo.
O novo Q5 traz o Audi drive select, que oferece mudanças na direção, resposta do motor e suspensão. Os níveis vão do off-road, confort, efficiency, dynamics, auto e individual, ou seja, fora de estrada, modo conforto, economia de combustível, esportivo, automático e configuração de acordo com a preferência do motorista.
Versões e equipamentos
Audi Q5 Attraction, por R$ R$ 244.990: traz o Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold – ajuda em aclives -, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação.
Audi Q5 Ambiente, por R$ 274.990: acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free (abertura deste item passando o pé sob o para-choque traseiro), assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry.
Audi Q5 Ambition, por R$ R$ 292.990: traz ainda pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning – impedimento de abertura das portas do motorista por aviso caso houver tráfego traseiro -, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro – que inicia medidas protetoras em caso de ameaça iminente de uma colisão na traseira do carro – e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.
Conclusão
Embora o seu peso seja de 1.720 quilos, o desempenho agrada, além de fornecer sensação de segurança quando pilotado de maneira mais agressiva. Claro, o comportamento não é similar ao de um hatch ou sedã, mas, convenhamos, não essa a proposta dele, certo?
Ele é bonito, bem acabado e tecnológico, o que se faz valer pela categoria. Se comparado ao Mercedes GLC – R$ 270.000 – e Volvo XC60 por R$ 240 mil, o Audi fica no meio do caminho no quesito desempenho e potência. São 252 cv para o Q5, 257 cv para o Q5 e 211 cv para o GLC.
A aceleração, então, é de: 6,3 segundos, 6,8 e 7,1, na ordem acima dos SUVs. Outro ponto a favor dos concorrentes é a distância entre os eixos: 2,82 m, 2,87 m e 2, 87 m. No entanto, o que pesa mesmo contra o Q5 é que a condução semiautônoma é disposta apenas como opcional, por R$ 12 mil. Para o XC60, esta tecnologia vem de série a partir da versão intermediária.
Ficha técnica – Audi Q5 2018 – R$ 244.950
Motor: 1.984 cc, turbo (TFSI) com injeção direta de gasolina
Potência: 252 cv entre 5.000 rpm e 6.000 rpm
Torque: 37,7 kgf.m entre 1.660 rpm e 4.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h: 6,3 segundos
Velocidade máxima: 237 km/h
Transmissão: Stronic 7 velocidades
Peso: 1.720 quilos
Comprimento: 4663 mm
Largura: 1893 mm
Altura: 1659 mm
Entre-eixos: 2819 mm
Capacidade do tanque de combustível: 70 litros
Capacidade do porta-malas: 550 litros
Concorrente do novo Audi Q5
Ficha técnica – Mercedes-Benz GLC 250 4Matic Sport – R$ 295.900
Motor: gasolina, 4 cil 2.0, turbo, 211 cv a 5.500 rpm
Torque: 35,6 kgfm entre 1.200 e 4.000 rpm
Câmbio: automático 9G-TRONIC
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,1 segundos
Velocidade máxima: 222 km/h
Peso: 1.735 kg
Rodas: 235/55 com 19 polegadas
Tanque de combustível: 66 litros
Comprimento: 4656 mm
Largura: 1890 mm
Altura: 1644 mm
Entre os eixos: 2873 mm
Marcus Maia colaborou com esta matéria
O jornalista viajou a convite da Audi