Por Geraldo Simões
Entenda o scooter e a diferença para a moto:
A melhor definição de scooter é que parece a sandália Havaianas dos veículos motorizados. Um dia você terá um na garagem da mesma forma que já faz com o chinelo mais conhecido do Brasil. Mas muita gente ainda confunde scooter com moto e são veículos com características muito próprias.
Motos e scooters tem duas rodas, rodam no asfalto e são muito parecidas, mas as semelhanças acabam aí!
O que é um scooter, afinal?
Tudo começou lá atrás, depois da Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa arrasada e com necessidade de se locomover. Na Itália, uma fábrica chamada Piaggio fez o esboço de um veículo pequeno, fácil de pilotar, de mecânica simples, econômico e resistente. Como tinha uma traseira grande, que lembrava uma vespa, ganhou o nome de Vespa. Daí em diante virou História.
A Vespa chegou a ser um dos veículos motorizados mais vendidos no mundo, hoje está por toda a parte e virou quase uma religião. Só que tinha alguns problemas práticos de projeto, como o câmbio no punho esquerdo e a assimetria do conjunto motor/câmbio que a deixava muito instável. Quando os japoneses transformaram a Vespa nos atuais scooters a febre se espalhou pelo mundo como catapora em jardim da infância.
Nas grandes cidades podem-se ver estacionamentos lotados de scooters e, apesar de no Brasil ter chegado em 1994, pela Caloi/Suzuki e pela Yamaha, só nos últimos 10 anos é que a febre se consolidou depois que a Honda decidiu entrar de sola no mercado. Para não sair mais!
Não é a mesma coisa!
Só que scooter não é moto! Vou mostrar as principais diferenças entre os dois veículos:
– Moto tem quadro tubular; scooter tem chassi monocoque estrutural.
– Moto tem pedaleiras, scooter tem assoalho.
– Moto tem o tanque de gasolina na frente do piloto; no scooter fica embaixo do banco ou no assoalho.
– Moto tem câmbio seqüencial; scooter tem câmbio automático por variador.
– Moto tem rodas de grande diâmetro; scooters tem rodas pequenas.
– Moto tem distribuição de peso equilibrada; scooter tem concentração de peso na traseira.
– Moto tem embreagem; scooter não tem embreagem.
– Moto se pilota montado; scooter se pilota sentado.
– Moto tem efeito redutor do câmbio; no scooter é muito imperceptível.