Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
MotoMotociclismo

Scooter, um dia você terá um!

por Claudio Carsughi 22/08/2017
por Claudio Carsughi 22/08/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Por Geraldo Simões

Entenda o scooter e a diferença para a moto:

A melhor definição de scooter é que parece a sandália Havaianas dos veículos motorizados. Um dia você terá um na garagem da mesma forma que já faz com o chinelo mais conhecido do Brasil. Mas muita gente ainda confunde scooter com moto e são veículos com características muito próprias.

Motos e scooters tem duas rodas, rodam no asfalto e são muito parecidas, mas as semelhanças acabam aí!

O que é um scooter, afinal?

Tudo começou lá atrás, depois da Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa arrasada e com necessidade de se locomover. Na Itália, uma fábrica chamada Piaggio fez o esboço de um veículo pequeno, fácil de pilotar, de mecânica simples, econômico e resistente. Como tinha uma traseira grande, que lembrava uma vespa, ganhou o nome de Vespa. Daí em diante virou História.

A Vespa chegou a ser um dos veículos motorizados mais vendidos no mundo, hoje está por toda a parte e virou quase uma religião. Só que tinha alguns problemas práticos de projeto, como o câmbio no punho esquerdo e a assimetria do conjunto motor/câmbio que a deixava muito instável. Quando os japoneses transformaram a Vespa nos atuais scooters a febre se espalhou pelo mundo como catapora em jardim da infância.

Nas grandes cidades podem-se ver estacionamentos lotados de scooters e, apesar de no Brasil ter chegado em 1994, pela Caloi/Suzuki e pela Yamaha, só nos últimos 10 anos é que a febre se consolidou depois que a Honda decidiu entrar de sola no mercado. Para não sair mais!


Não é a mesma coisa!
Só que scooter não é moto! Vou mostrar as principais diferenças entre os dois veículos:

– Moto tem quadro tubular; scooter tem chassi monocoque estrutural.
– Moto tem pedaleiras, scooter tem assoalho.
– Moto tem o tanque de gasolina na frente do piloto; no scooter fica embaixo do banco ou no assoalho.
– Moto tem câmbio seqüencial; scooter tem câmbio automático por variador.
– Moto tem rodas de grande diâmetro; scooters tem rodas pequenas.
– Moto tem distribuição de peso equilibrada; scooter tem concentração de peso na traseira.
– Moto tem embreagem; scooter não tem embreagem.
– Moto se pilota montado; scooter se pilota sentado.
– Moto tem efeito redutor do câmbio; no scooter é muito imperceptível.





caloiHondaMotopiaggioscooterSuzukiVespaYamaha
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Palmeiras tem elenco mas não tem time
Próximo
Mitsubishi revela imagens do novo Eclipse Cross; SUV chega ao Brasil em 2018

Você também pode gostar...

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?

Honda CRF 1100L Africa Twin: será que este ícone está à altura de suas concorrentes diretas?

A KTM vai quebrar de novo ou vai virar Indiana de vez?

EICMA 2024: Honda apresenta motor V3 com “turbo elétrico”?

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Moto Morini: bom filho à casa retorna. A Águia de Ouro trará bons presentes ao consumidor brasileiro?

Carro rebaixado, caminhão arqueado e moto com guidão seca-sovaco: mau gosto no trânsito

Bajaj Dominar 400: ela ajuda a luta de Mahatma Gandhi pela liberdade das pessoas?