Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault Kwid, o carro de 29.990 reais

por Claudio Carsughi 03/08/2017
por Claudio Carsughi 03/08/2017
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Foto: Jorge Finardi

A Renault, interpretando as mudanças ocorridas no mercado brasileiro, apresentou o modelo Kwid, um Suv pequeno, que coloca enfase no preço de sua versão de entrada, denominada Life e cotada a 29.990 reais.
Naturalmente existem outras duas versões mais bem equipadas, a Zen (R$ 35.390) e a Intense (R$ 39.990) que, de acordo com os executivos da montadora, deverão concentrar as vendas , com 50% do total para a Zen e 40% para a Intense. Assim, para o modelo em que se baseia a propaganda da Renault, o Life de 29.990 reais, ficariam apenas 10% das vendas.

Interior do Renault Kwid Life, versão de entrada | Foto: Divulgação

Este fenômeno, aliás, tem uma explicação lógica . Ninguém, que tenha 30 mil reais em mãos,vai comprar um carro pequeno e na sua versão básica. Assim a quase totalidade das vendas vai ocorrer com o comprador dando uma entrada (que pode ser em dinheiro ou seu carro usado) e financiando o resto. Neste financiamento a diferença nas prestações entre a versão básica e as outras duas não acaba sendo muito elevada e como a compra de um carro é quase sempre regida pela emoção, a escolha é lógica. Sobretudo na concessionária, onde o interessado é sempre levado a comparar as várias versões, colocadas lado a lado.

Renault Kwid Intense | Foto: Divulgação

Dito isso, vale falar do Kwid, projetado para ser o mais barato possível, o que se evidencia em pequenos detalhes que vão escapar da atenção do comprador. Como, por exemplo, a simplificação do motor 3 cilindros de 999 cm³, que oferece 66 cv com gasolina e 70 cv com álcool enquanto a versão usada em Logan e Sandeiro tem, respectivamente, 79 e 82 cv. Ou na suspensão traseira, com eixo rígido em lugar do mais comum eixo de torção. E por aí afora é visível a busca do menor custo possível, obedecendo aos ditames do projeto de se fazer um carro barato.

Renault Kwid Intense | Foto: Divulgação

Rodando com o Kwid, em função de seu peso bem reduzido (são apenas 758 kg na versão Life, 779 na Zen e 786 na Intense) essas diferenças não serão notadas pela absoluta maioria dos usuários. E as marcas de consumo anunciadas (14,9 km/l em cidade e 15,6 em rodovia, com gasolina, e respectivamente 10,3 e 10,8 km/l com álcool) são amplamente satisfatórias. Naturalmente caberá verifica-las na prática por ocasião de um teste de mais longa duração.
Também é satisfatório o comportamento geral do carro, desde que usado para o que se propõe. Assim a estabilidade é boa, o sistema de frenagem atua a contento. o câmbio tem relações de marchas bem acertadas e engates precisos. O acabamento é bom, as folgas entre as chapas normais, os plásticos utilizados não comprometem embora às vezes sejam fonte de ruídos e o espeço disponível é mais que suficiente para 4 pessoas. A eventual quinta, como em qualquer carro, é um pouco sacrificada.
Enfim, trata-se de um carro que não promete maravilhas mas cumpre corretamente tudo o que dele se pode esperar.

KwidRenaultSUV pequeno
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Segunda geração do Audi Q5 chega às lojas nesta quinta-feira, 3, a partir de R$ 244.990
Próximo
Volta a MotoGP, agora em Brno

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência