O GP da República Checa da MotoGP, no tradicional circuito de Brno, foi cheio de surpresas, a começar pelas condições meteorológicas que levaram a direção da prova a determinar “corrida sob chuva”, o que possibilita que, a qualquer momento, os pilotos podem trocar de moto.
Assim Maquez, que decidira largar com o pneu traseiro macio, enquanto os demais optavam pelo médio, quase caiu, para manter-se perto dos primeiros. Até que, sentindo que a pista estava secando, arriscou a trocar de moto. E o fez algumas voltas antes de seus diretos concorrentes, o que lhe permitiu abrir uma vantagem decisiva, transformando sua liderança num monólogo.
Atrás dele, pelo contrário, a luta foi acirrada, com Pedrosa levando certa vantagem mas destacando-se a recuperação de Viñales, que foi terceiro, e de Rossi, quarto. Enquanto Dovizioso teve que se contentar com um modesto 6º lugar e Lorenzo, líder nas voltas iniciais, recebeu a bandeirada ainda mais atrás.
Agora o campeonato mostra uma liderança mais folgada de Marquez, que vê Viñales distanciado de 14 pontos, Dovizioso de 21 e Rossi de 22. O que pode começar a fazer de Marquez o maior favorito para a vitória final, embora o mundial esteja longe de sua conclusão.