O GP da Áustria apresentou um dos mais belos e emocionantes espetáculos de toda a história do mundial de motociclismo. Foi uma corrida decidida na última curva da última volta, com Marquez tentando de toda forma ultrapassar Dovizioso durante muitas voltas mas também correndo o risco de cair em várias oportunidades.
Todos os demais foram eclipsados por este duelo sensacional, desde Lorenzo que, após liderar nas voltas iniciais, quando gastou prematuramente o pneu traseiro de sua Ducati. ficou para trás, a Rossi, que acabou cometendo um erro e ficou fora das primeiras posições, e Viñales que em momento algum conseguiu lutar pelo primeiro lugar.
Este duelo entre Dovizioso e Marquez, numa pista em que as características de longas retas favoreciam a Ducati (aliás vencedora no ano passado com Iannone), mostrou todas as qualidades de um verdadeiro fora-de-série como é Marquez. O espanhol continua liderando o mundial, agora com 16 pontos de vantagem sobre Dovizioso, que arrebatou a segunda posição de Viñales. E mostrou que ele continua como o grande favorito à vitória final, tendo Dovizioso e Viñales como seus únicos e eventuais adversários. Pois ficou claro que Rossi saiu definitivamente da luta, após este GP da Áustria.
Agora a MotoGP vai observar um domingo de pausa, voltando dia 17 com o GP da Grã Bretanha, na tradicional pista de Silverstone.