Fotos: divulgação
O Latin NCAP, órgão regulatório que avalia a proteção dos carros vendidos na América Latina, divulgou, nesta terça-feira (1°), o seu mais recente resultado. Dentre os três modelos julgados, o único vendido no Brasil é o Fiat Mobi, que recebeu uma estrela para os cuidados com os adultos e duas para as crianças.
Segundo o resultado, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do acompanhante foi considerada como boa. Em relação ao peito do condutor, a classificação foi ‘marginal’, o que significa aceitável.
Os joelhos do motorista e o esquerdo do passageiro também receberam a classificação acima, pois impactaram contra estruturas perigosas por trás do painel. As tíbias, tanto do condutor quanto do acompanhante, apresentaram proteção adequada.
A região dos pés foi considerada estável, mostrando deformação insignificante. A estrutura do habitáculo, após a colisão, apresentou-se como estável.
No impacto lateral para a cabeça, os resultados apontaram como boa proteção. Por fim, a guarita para o peito e o abdome foi classificada como pobre, e a pélvis como adequada. Vale lembrar que o Fiat Mobi não traz controle eletrônico de estabilidade (ESP), item que será obrigatório a partir de 2020.
Para os pequeninos
O impacto frontal do subcompacto para crianças não foi capaz de evitar o deslocamento para frente além do limite permitido. A proteção para a cabeça foi pobre e a do pescoço e a do peito ficou como fraca.
Na colisão lateral, o boneco que simula a criança não sofreu avarias. O Mobi não oferece cintos de segurança de três pontos, o que gerou perda de pontos, mas traz sistema Isofix para a fixação das cadeirinhas.