O governo e a indústria automotiva da Alemanha anunciaram, nesta quarta-feira (2), que vão realizar a atualização nos softwares de 5,3 milhões de veículos movidos a diesel, deixando de lado rumores de que seria decretada a proibição de automóveis alimentados por tal combustível.
A medida pode representar redução em cerca de 30% nas emissões de óxido de nitrogênio. Vale destacar que o combustível é o mais utilizado nos carros em circulação naquele país.
A decisão foi o foco da medida denominada como “Cúpula do Diesel”, convocada pelo governo federal germânico e que reuniu na capital Berlim chefes de montadoras, sindicatos e o governo estadual. No entanto, representantes de órgãos ambientais ficaram de fora.
Vale destacar que a opção para a atualização dos softwares atendem, de forma majoritária, os interesses das montadoras, pois, de forma lucrativa, não desejam que a proibição dos modelos a diesel na Alemanha seja concluída.
Opel, Daimler, Volkswagen e BMW, em um gasto total de 500 milhões de euros, comprometeram-se com as atualizações supracitadas nesta matéria, cujos veículos envolvidos com os poluentes se encontram dentro das normas de emissões Euro 5 e Euro 6.
O Ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, disse que a medida cria base sensata para que haja rápida e efetiva redução nos gases. Em contrapartida, para Barbara Hendricks, Ministra do Meio Ambiente, fica evidente para todos que ainda há muita coisa a ser feita sobe o assunto e que a decisão poderá ser contestada legalmente.
A Deutsche Umwelthilfe, entidade em prol do meio ambiente, informou que, além do encontro ter sido um “fracasso”, confirmou tentar, na justiça, impedir que veículos a diesel circulem em grandes centros urbanos.
Pouco dias atrás
Um tribunal de Stuttgart, na última sexta-feira (28/7), considerou a atitude das fabricantes em apenas atualizar os softwares como insuficiente para resolver o problema da poluição atmosférica em Baden-Württemberg.
Os juízes decidiram, sobre ação movida pela organização ambientalista Deutsche Umwelthilfe (DUH) contra o governo do estado acusado de falhar no combate à poluição por automóveis em Stuttgart, que a proibição de antigos veículos a diesel é o meio mais efetivo para combater a poluição do ar entre os atualmente disponíveis.
Ainda foi enfatizado que seria necessário criar um fundo de 500 milhões de euros divididos em partes iguais entre as montadoras e o governo federal. O dinheiro seria destinado para as 28 regiões mais atingidas pelos gases poluentes, com ideia de incentivar o sistema de tráfego inteligente e tornar o transporte público mais atraente.