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Industria AutomobilisticaVolkswagen

Governo da Alemanha decide que, por enquanto, veículos a diesel não serão proibidos de circular

por Lucas Henk 04/08/2017
por Lucas Henk 04/08/2017
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Caso dieselgate já acumula diversos capítulos sobre os carros poluentes

O governo e a indústria automotiva da Alemanha anunciaram, nesta quarta-feira (2), que vão realizar a atualização nos softwares de 5,3 milhões de veículos movidos a diesel, deixando de lado rumores de que seria decretada a proibição de automóveis alimentados por tal combustível.

A medida pode representar redução em cerca de 30% nas emissões de óxido de nitrogênio. Vale destacar que o combustível é o mais utilizado nos carros em circulação naquele país.

A decisão foi o foco da medida denominada como “Cúpula do Diesel”, convocada pelo governo federal germânico e que reuniu na capital Berlim chefes de montadoras, sindicatos e o governo estadual. No entanto, representantes de órgãos ambientais ficaram de fora.

Vale destacar que a opção para a atualização dos softwares atendem, de forma majoritária, os interesses das montadoras, pois, de forma lucrativa, não desejam que a proibição dos modelos a diesel na Alemanha seja concluída.

Opel, Daimler, Volkswagen e BMW, em um gasto total de 500 milhões de euros, comprometeram-se com as atualizações supracitadas nesta matéria, cujos veículos envolvidos com os poluentes se encontram dentro das normas de emissões Euro 5 e Euro 6.

Montadoras vão reprogramas módulos em mais de cinco milhões de veículos na Alemanha

O Ministro dos Transportes da Alemanha, Alexander Dobrindt, disse que a medida cria base sensata para que haja rápida e efetiva redução nos gases. Em contrapartida, para Barbara Hendricks, Ministra do Meio Ambiente, fica evidente para todos que ainda há muita coisa a ser feita sobe o assunto e que a decisão poderá ser contestada legalmente.

A Deutsche Umwelthilfe, entidade em prol do meio ambiente, informou que, além do encontro ter sido um “fracasso”, confirmou tentar, na justiça, impedir que veículos a diesel circulem em grandes centros urbanos.

Pouco dias atrás

Um tribunal de Stuttgart, na última sexta-feira (28/7), considerou a atitude das fabricantes em apenas atualizar os softwares como insuficiente para resolver o problema da poluição atmosférica em Baden-Württemberg.

Os juízes decidiram, sobre ação movida pela organização ambientalista Deutsche Umwelthilfe (DUH) contra o governo do estado acusado de falhar no combate à poluição por automóveis em Stuttgart, que a proibição de antigos veículos a diesel é o meio mais efetivo para combater a poluição do ar entre os atualmente disponíveis.

Ainda foi enfatizado que seria necessário criar um fundo de 500 milhões de euros divididos em partes iguais entre as montadoras e o governo federal. O dinheiro seria destinado para as 28 regiões mais atingidas pelos gases poluentes, com ideia de incentivar o sistema de tráfego inteligente e tornar o transporte público mais atraente.

Lucas Henk

Formado em jornalismo, vem de uma família que ostenta alguns profissionais da área. Atua no segmento automotivo desde 2013, onde passou pela Secco Consultoria e pelo Portal R7, Rede Record.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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