A Ford anunciou, nesta terça-feira, 22, a assinatura de um memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile, fabricante chinesa de veículos elétricos. O objetivo é a criação de uma joint venture para o desenvolvimento de uma nova linha de veículos elétricos de passageiros no mercado daquele país.
Com isto, a Ford, em sinergia com empresa chinesa, pretende lançar globalmente 13 novos veículos elétricos nos próximos cinco anos, com investimento de US$ 4,5 bilhões – R$ 13,9 bilhões-. Além disso, até 2025, 70% dos veículos da marca vendidos por lá terão opção elétrica. Além disso, os futuros veículos da joint venture serão vendidos sob uma nova marca local, ainda não informado.
A China é o mercado de veículos com energias alternativas que mais cresce no mundo. A expectativa da Ford é que ele chegue a seis milhões de unidades por ano em 2025, sendo cerca de quatro milhões totalmente elétricos.
“A parceria entre a Zotye Auto e a Ford fortalece ambas as partes para que possamos ter uma participação importante no crescente mercado de veículos elétricos na China”, diz Jin ZheYong, presidente da Anhui Zotye Automobile Co., Ltd., com sede em Huangshan, província de Anhui.