A rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro não apresentou grandes surpresas e não chegou a alterar substancialmente a classificação. Inclusive pelo fato do vice-líder Gremio não ter atuado, o que permitiu ao Corinthians conservar seus 10 pontos de vantagem. Embora possam ser reduzidos para 7 quando o time gaúcho, no próximo sábado, enfrentar em Porto Alegre a boa equipe do Sport.
De toda forma, a segunda derrota consecutiva do Corinthians, em casa, e contra o “lanterna” do campeonato, foi a grande surpresa da rodada. Um resultado em que pesaram de um lado as grandes defesas do goleiro Marcos e de outro os erros de finalização do centroavante Kazim, que substituía Jô.
Agora, o Corinthians só vai voltar a jogar pelo campeonato no domingo 10 de setembro e o fará num clássico, enfrentando o Santos na Vila Belmiro. Este jogo ganhou um interesse todo especial pois uma eventual terceira derrota consecutiva poderia abrir uma certa crise no time, fazendo-lhe perder a confiança adquirida ao longo do excepcional 1º turno. Enquanto mesmo um empate seria resultado normal, mantendo a diferença entre ambos. Isto para não falar numa vitória que varreria de vez todas as pontas de dúvida surgidas nos últimos dias.
Pelo resto, cabe destacar a vitória do Palmeiras no clássico com o São Paulo, o que deu um alento ao alvi-verde para se manter na quarta colocação enquanto o tricolor ficou firme na zona do rebaixamento. Uma situação, convenhamos, nada tranquila para um time que começara o campeonato com bem diferentes ambições.