Tite anunciou a lista de convocados para os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa de 2018, contra Equador e Colômbia, nos dias 31 de agosto e 5 de setembro. O treinador ainda tem suas dúvidas sobre quem será o guarda-redes brasileiro no Mundial do ano que vem, e a discussão da semana foi pautada nisso.
A novidade da vez é Cássio, convocado junto de Ederson e Alisson. O goleiro do Corinthians vive excelente fase, assim como todo o grupo que é líder do Campeonato Brasileiro. Ele é o que menos sofreu gols na Serie A (9), e muito disso deve-se ao excelente desempenho da defesa alvinegra. No entanto, há outro goleiro que também se destaca nos pontos corridos, o que aumenta a discussão.
Vendo de uma maneira mais superficial, Vanderlei se mostra mais decisivo para o Santos do que Cássio para o Corinthians. Já pelo aspecto dos números, estes comprovam minha teoria. Segundo o Footstats, o goleiro santistas precisou fazer 36 defesas difíceis no Brasileiro, sendo importantíssimo para que a equipe da Vila Belmiro seguisse brigando na parte de cima da tabela. O corintiano fez apenas 15.
Então Vanderlei merecia mais a vaga do que Cássio? Pelo que vem apresentando nos jogos, sim. Contudo, assim como Cássio, Vanderlei também foi observado por Taffarel — duas vezes, inclusive —, profissional cujo voto tem peso dois para a escolha dos goleiros.
Tite já trabalhou com Cássio e isso facilita muito. Sabemos que Cássio é o goleiro dos grandes jogos, cresce conforme o grau de dificuldade do duelo. Não acredito que irá a campo, para ser testado internamente. Da mesma forma que Vanderlei também será. Pois é, eu aposto que na próxima o santista será chamado.
Para tudo tem seu tempo. Agora é a vez de Cássio. Depois, a de Vanderlei.